Chatbot no Instagram: personalize e atenda mais clientes

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O Instagram é uma rede social que está presente na maioria dos dispositivos móveis dos brasileiros. Nesse cenário, pequenos negócios migraram para a plataforma como forma de vender mais. Diante desse objetivo, o chatbot no Instagram se torna uma estratégia fundamental para ganhar clientes.

Quem nunca pegou o smartphone para dar uma olhada rápida na rede social e passou por uma publicação de loja ou de diversos outros prestadores de serviços? Sendo um produto de interesse, o usuário tende a entrar no perfil da empresa e procurar por atendimento para saber informações, adquirir produtos e outras solicitações.

De acordo com um relatório produzido pela We Are Social e a Hootsuite, 122 milhões de brasileiros utilizam o Instagram em 2022. É a terceira rede social mais usada no Brasil, perdendo apenas para o WhatsApp e o YouTube.

Quer entender a importância de implementar o chatbot no Instagram? Então, continue a leitura do artigo para saber mais!

Vender no Instagram é uma boa opção?

O Instagram tem mais de 100 milhões de brasileiros ativos na rede social, sendo que 81% estão nela para buscar produtos ou serviços. Logo, vender no Instagram é, sim, uma excelente opção.

Porém, para isso é preciso apostar em boas publicações e, principalmente, oferecer um atendimento de qualidade. Afinal de contas, de nada adianta atrair o cliente e deixá-lo esperando por uma resposta.

A depender da urgência do consumidor, há grandes chances de ele desistir da compra se não receber uma resposta rapidamente. 

Assim como no WhatsApp e em chats, é possível implementar o chatbot no Instagram para agilizar o atendimento e manter o cliente interessado nos seus produtos ou serviços.

O que é chatbot no Instagram?

O chatbot no Instagram é uma ferramenta utilizada para personalizar respostas às principais solicitações do cliente e aquelas mais pertinentes ao seu negócio e fluxo de atendimento. Com isso, é possível oferecer um excelente atendimento ao consumidor durante sua jornada.

Uma pesquisa revelou que a maioria das pessoas prefere receber atendimento por redes sociais ou e-mails do que por telefone. Isso mostra a importância de investir na implementação do chatbot no Instagram.

Oferecer um suporte por meio da inteligência artificial não diminui o interesse dos clientes. Afinal, outro estudo mostrou que 55% deles se interessam por utilizar o atendimento automatizado. Logo, o que os consumidores desejam é ter respostas rápidas.

Quais são os benefícios de implementar o chatbot no Instagram?

Os benefícios da implementação do chatbot no Instagram são vários, tais como:

  • atendimento 24 horas;
  • economia de recursos;
  • diminuição do tempo de espera.

A seguir, falamos um pouco sobre cada um. Confira!

1. Permite que sua empresa ofereça atendimento 24 horas

Oferecer atendimento apenas em horário específico não é mais o ideal. Isso porque os clientes já não têm hora definida para entrar em contato com as empresas. 

Entretanto, para os pequenos negócios, essa é uma situação mais difícil. Afinal, disponibilizar atendentes 24 horas gera muitos gastos. Por isso, o chatbot passa a ser essencial.

Mesmo não tendo um agente humano disponível a todo momento, o robô, por meio da inteligência artificial, pode resolver o problema do cliente. Isso porque muitas pessoas têm dúvidas que estão presentes nas famosas perguntas frequentes. Tal funcionalidade pode ajudar até mesmo no horário de atendimento normal, evitando uma sobrecarga ao seu atendimento.

2. Custa menos que manter um atendimento 24 horas

É preciso desmistificar que os chatbots custam caro. Além de poder exercer várias tarefas ao mesmo tempo e evitar contratar mais pessoas, ele ajuda a atrair novos clientes. 

Por que falamos isso? É que conquistar um novo consumidor custa 4 vezes mais do que manter um que já existe. Afinal, envolve investimento em marketing, conteúdos, ferramentas e outros. 

Mas como ter um chatbot no Instagram ajuda a trazer mais clientes? Um bom atendimento gera satisfação e fidelização. Dessa forma, ao engajar, fidelizar e encantar os antigos e novos clientes por meio de um atendimento de qualidade, eles mesmos fazem a propaganda gratuita, deixam avaliações positivas, fazendo com que sua marca seja sempre lembrada pela qualidade no atendimento.

3. Ajuda a diminuir o tempo de espera

A maioria das pessoas deseja ter respostas imediatas e suas solicitações atendidas prontamente. Ao contrário, elas podem procurar por um concorrente que dê um retorno mais rápido e eficiente.

Em um mesmo momento em que o setor de atendimento está tranquilo, ele pode receber uma chuva de chamadas e solicitações. Com um cenário desses, é humanamente impossível oferecer um suporte rápido.

Ter um chatbot no Instagram, por meio de uma plataforma de atendimento multicanal, é a solução para isso. A ferramenta consegue atender várias pessoas ao mesmo tempo, priorizar os atendimentos mais rentáveis, além de retornar para as chamadas perdidas.

Em certos casos ela não vai conseguir resolver sem ter um atendimento humano. Porém, em outros é possível. Assim, evita uma sobrecarga desnecessária, mais produtividade para o time de atendimento e satisfação para o seu cliente.

O que colocar em um chatbot no Instagram?

Para que seu chatbot no Instagram seja bem-sucedido, é preciso planejá-lo. Veja o que é importante:

  • estude a rede social para explorar as suas ferramentas e melhorar a experiência do cliente;
  • faça um mapeamento do que seus consumidores procuram no Instagram — as hashtags em alta são indicadores. Assim, ficará mais fácil de construir uma jornada eficiente;
  • crie um fluxo de conversa específico para a rede social. É fundamental que ele encaminhe o cliente por uma jornada que faça sentido. Além disso, a conversa precisa ser objetiva, clara e didática;
  • dê personalidade ao chatbot, ele precisa ter a identidade do seu negócio. Pode ser por meio de elementos gráficos ou na construção de frases que serão ditas durante a conversa.

Além desses passos, é essencial fazer um monitoramento constante do perfil dos seus consumidores. Caso haja um fluxo grande de uma dúvida específica, você pode aprimorar o chatbot para que ele mesmo possa resolver.

O importante é que o robô seja o mais inteligente possível para solucionar os problemas dos clientes e desafogar seu atendimento. É fundamental também oferecer um atendimento humanizado e mais próximo do consumidor. 

Em uma era tecnológica, o seu negócio precisa se fazer presente em todos os canais de atendimento, sobretudo nas redes sociais, e que construa assim uma reputação digital. Nesse sentido, ter o chatbot no Instagram é um excelente caminho para atingir esse objetivo.

Portanto, automatizar o processo de atendimento por meio da automação de uma plataforma multicanal é possível e importante. Afinal, o encantamento do consumidor passa por um suporte que resolva o seu problema de forma humanizada e na hora em que ele desejar.

Com a plataforma de atendimento multicanal é possível criar chatbots não apenas para o Instagram, como também para o Facebook, WhatsApp e Telegram, as principais redes sociais utilizadas no Brasil.

Agora que você já entendeu a importância de ter um chatbot no Instagram, que tal conhecer o Escallo? É uma plataforma de atendimento multicanal revolucionária, que permite uma interação ágil e personalizada com o público.

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