Chatbot não é só para tirar dúvidas

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A transformação digital tomou conta do mercado e da vida das pessoas. Dessa forma, não tinha como não afetar o atendimento ao cliente também. Com isso, surgiu o chatbot. É uma tecnologia que chegou com o objetivo de dar mais agilidade ao setor e desafogar os atendentes. 

É importante destacar que o chatbot não serve apenas para tirar dúvidas dos clientes, como muitos pensam. Ele é uma ferramenta robusta, personalizável e que cumpre com várias funções importantes. Dessa forma, ele desafoga o atendimento ao cliente não apenas com solução de dúvidas, mas também com outras funcionalidades.

Neste artigo, vamos mostrar como essa tecnologia pode ajudar a transformar o setor de atendimento da sua empresa. Aqui, você vai conhecer funções inovadoras que o chatbot pode cumprir no seu negócio. Então, continue a leitura para saber tudo!

Qual é a função do chatbot?

O chatbot é uma tecnologia utilizada por empresas para conversar com os clientes de forma natural. Esse atendimento automatizado é feito por meio de sites, aplicativos de mensagens, chat, entre outras plataformas digitais. A ferramenta pode responder tanto por meio da inteligência artificial quanto seguir por caminhos pré-programados. 

Dessa forma, o chatbot consegue reduzir o volume de contatos no setor de atendimento das empresas. Além disso, é uma tecnologia que pode auxiliar campanhas de marketing, vendas, entre outras funcionalidades.

Atualmente, você pode ter chatbot no Instagram, no WhatsApp, no Telegram, no Messenger do Facebook, em sites, entre outras plataformas. Isso mostra que a tecnologia está em constante evolução e cada vez mais sendo usada pelas empresas. 

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, em 2021 foram desenvolvidos 216 mil bots. O tráfego mensal de mensagens trocadas chegou a 2,8 bilhões. O levantamento ainda mostra que cada bot conversa, em média, com 5,5 mil pessoas diferentes e troca 58 mil mensagens. No país, há 47 mil bots em atividade atualmente. 

Esse cenário prova que o chatbot cumpre com o seu objetivo de escalonar o atendimento e aprimorar a experiência do cliente.

Como dissemos, há um robô baseado na inteligência artificial e outro em um conjunto de diretrizes. O primeiro é programado para aprender o comportamento dos clientes enquanto há interação. Já o segundo é um pouco mais limitado, pois ele tem um vocabulário pré-definido e só consegue responder a determinado número de solicitações.

Quais são os tipos de chatbot?

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que o chatbot serve apenas para tirar dúvidas de clientes ou leads. Porém, não é bem assim. Ele também pode ser usado em outras estratégias dentro de uma empresa, como vendas, marketing e atendimento.

A seguir, vamos falar sobre cada tipo de chatbot. Confira!

1. Chatbot para atendimento

O chatbot é muito utilizado no setor de atendimento para desafogar os colaboradores e oferecer uma experiência inovadora ao cliente. Um dos motivos para isso é que o robô consegue atender a várias pessoas ao mesmo tempo, diferentemente de um atendente.

Outro ponto importante é que o chatbot fica disponível  24 horas, nos sete dias da semana — o que reduz custos e dá autonomia ao cliente. Dessa forma, a pessoa que entrar em contato fora do horário comercial será atendida pelo robô. Dependendo do problema, ele pode ser solucionado sem a necessidade de um atendimento humano.

Caso o bot não consiga resolver, o cliente pode pedir para falar com um atendente. Assim que estiver disponível, a comunicação será transferida, sem que o consumidor precise repetir qualquer informação.

É importante destacar que o chatbot não substituirá o atendimento humano, muito pelo contrário. A ideia é que o trabalho em conjunto faça com que o cliente fique mais satisfeito e a empresa tenha menos gastos.

2. Para marketing

Na área do marketing, o chatbot tem o objetivo de aumentar o engajamento do público com a marca. Além disso, ele também é uma ferramenta utilizada para converter leads em clientes.

Aqui, os bots podem fazer a nutrição dos contatos, conduzir os usuários dentro do funil de vendas, atrair e qualificar os leads, entre outras possibilidades.

As ações do chatbot podem ser feitas pelo WhatsApp, por exemplo. No aplicativo, a taxa de abertura das mensagens chega a quase 100% e a de engajamento próxima de 80%. Os números são bem maiores que as listas de e-mails, em que a taxa chega atinge somente 15%.

3. Para vendas

Por fim, o chatbot também pode ser utilizado para vendas. Nessa área, você pode usar os robôs tanto na prospecção quanto no pós-venda

Para ter uma interação positiva, é fundamental ter um levantamento de dados sobre possíveis interessados e entender suas necessidades. A partir daí, os bots podem enviar conteúdos para ajudar o usuário a resolver o seu problema.

Com o chatbot, você pode conduzir o cliente pelas etapas do funil de vendas. Por exemplo, entender as dores do seu cliente, saber se ele já tem o seu produto ou serviço e se tem interesse em adquirir. Depois, pode apresentar uma proposta e mostrar como você vai ajudar.

É importante destacar que o relacionamento deve se manter após a venda. Nessa etapa, o chatbot pode ajudar na solução de dúvidas, fazer uma pesquisa de satisfação, conduzi-lo novamente a uma nova compra, entre outras possibilidades.

Como viu, o chatbot é uma tecnologia que disponibiliza inúmeras formas para interagir com seus clientes e prospects. Ele pode responder tanto por inteligência artificial quanto diretrizes pré-programadas. 

Para a conversa ficar mais humanizada e próxima da pessoa, a ferramenta permite enviar vídeos, áudios e textos personalizados, por exemplo. Da mesma forma que pode ser usado para o atendimento, o chatbot também ajuda nas estratégias de marketing e vendas. 

Com o Escallo, você pode ter essa tecnologia na sua empresa. A nossa plataforma de atendimento multicanal vai encantar os seus clientes e oferecer uma experiência inovadora, pois ela permite uma interação ágil e personalizada com o seu público.

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