Centralização de dados em plataforma multicanal: minimize o risco de perdas de informações

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Um mundo dominado pela era digital, sistemas automatizados e integrados, coletando dados em tempo real. Esse é o panorama moderno e tecnológico do mercado, potencializado pelo uso de aplicações inteligentes e personalizadas.

Com o aumento da diversidade de canais de comunicação, a centralização dos dados torna-se crucial, o que é possível com a ajuda de uma plataforma multicanal. Uma solução capaz de evitar a perda de informações e garantir uma gestão eficiente do relacionamento com os clientes. 

Neste post, falamos sobre a importância da centralização de dados na gestão de um negócio na atualidade. Continue lendo e veja como os recursos multicanais podem beneficiar o controle e efetividade das informações!

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Cada conversa com um cliente é uma oportunidade de negócio. E cada experiência de atendimento ruim é dinheiro perdido para a empresa.

Por que a centralização de dados é tão importante?

Os dados levam as informações geradas a partir de redes sociais, chats online e até mesmo telefone quando centralizados em um mesmo lugar. A integração destes canais permite reunir o histórico das chamadas e concentrar no que é mais importante para a empresa. 

Dentro do conceito Data Driven de orientação por dados para tomada de decisões, a centralização traz mais confiabilidade para os gestores. O uso de aplicações como Big Data e Business Intelligence ajuda a transformar os dados gerados em informações consistentes. 

Grosso modo, a centralização preserva os dados mais relevantes, depois de passar pela etapa de mineração e filtro do que serve para aprimorar e garantir mais proximidade na relação com os clientes da empresa.

Vale salientar a importância de atentar para as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras para coleta, manutenção e tratamento de dados. O descumprimento da lei pode levar a duras penalizações, desde advertência até o pagamento de multa.

Com uma estratégia que permite a centralização por meio de uma solução tecnológica, será mais fácil acatar a lei e melhorar a prestação de serviços. Na maioria dos casos, quando o cliente entrar em contato, já não precisa repetir uma série de informações que já estarão salvas.

Como a centralização de dados por uma plataforma multicanal pode beneficiar a empresa?

A transformação digital mudou não só a forma de atuação das empresas, mas também o comportamento do consumidor. Embora o telefone seja ainda uma das principais vias de contato entre cliente e empresa, foi preciso incorporar outros canais de atendimento para adequar à modernidade.

Os hábitos de compra e de solicitação de serviços passaram a ocorrer por meio de chats online, mensageiros instantâneos ou redes sociais. Sem a centralização, os dados gerados em cada um desses pontos seriam perdidos sem chances de recuperação imediata.

Nesse contexto, a empresa perde a referência e tem dificuldades de continuar as interações a partir do último atendimento. A plataforma multicanal evita a perda e desencontro das informações, o que padroniza as conversas, não importa o canal por onde o cliente seja atendido.

A diversidade de canais é fundamental para corresponder às expectativas de um público já acostumado a resolver muitos problemas online. Na área da saúde, por exemplo, serviços como agendamento de horário, orientações de procedimento e resultado de um exame podem ser realizados sem a presença de um atendente.

Com as informações organizadas e armazenadas de forma que facilite o acesso e consulta, os atendimentos são mais rápidos. A consolidação dos dados de diferentes canais e áreas da empresa em um único local reduz, e muito, a probabilidade de erros, seja por divergência, seja por ausência de informações.

Para a empresa, a centralização de dados proporciona diversos benefícios, como: 

 

Com uma comunicação unificada e ágil, os clientes sentem mais confiança na empresa durante o atendimento. O público anseia por respostas rápidas e solução para os seus problemas, por isso, a melhor alternativa é contar com uma estratégia multichannel.

A plataforma multicanal tem um papel fundamental na automatização e coleta dos dados, bem como de armazenamento em ambiente seguro. A partir disso, é possível estabelecer um gerenciamento padronizado de processos e tomar decisões com base em fatos reais e não achismos.

Gostou do post? Então aproveite para conferir mais um conteúdo, dessa vez para saber como unificar seu atendimento de voz e texto concentrando as informações em um só lugar com o Escallo!

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