Black Friday à vista: organize seu atendimento ao cliente e fature mais

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Datas sazonais, como a Black Friday, são excelentes oportunidades de vender mais e aumentar o faturamento. Com o fim do ano se aproximando, as ações devem ser intensificadas para atrair e fidelizar mais clientes.

É preciso, no entanto, preparar o atendimento para essa época que promete crescer o número de vendas. Os bots podem ajudar a organizar a alta demanda, sendo possível, inclusive, fazer campanhas especiais e temáticas para entrar de vez no clima natalino.

Neste post, falamos sobre a importância da Black Friday para as empresas e economia brasileira. Continue lendo e veja como o Escallo pode ajudar a otimizar o fluxo de atendimento com suas funcionalidades automatizadas!

O que é a Black Friday?

Surgida nos Estados Unidos na década de 1960, a Black Friday, ou sexta-feira preta, é uma data escolhida para promoções e descontos durante 24 horas. Por lá, as ofertas começam na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado do Dia de Ação de Graças.

Nos EUA,  a cor preta simboliza o lucro, por isso a origem do nome, já que o objetivo é que a ação seja lucrativa tanto para as empresas quanto para os consumidores. De um lado, as lojas que lucram com o aumento no volume de vendas, do outro, os consumidores que economizam em suas compras.

Desde 2010, o Brasil adere ao conceito da Black Friday, aproveitando a oportunidade de faturar mais colocando os preços lá embaixo. Dessa forma, tanto lojas físicas e online quanto empresas de prestação de serviços oferecem vantagens para atrair novos clientes e fidelizar os ativos.

Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro, abrindo oficialmente a temporada de festas natalinas. Como já esperado e devido à grande procura, é comum que a campanha se estenda até o fim do ano, prolongando as ofertas para contemplar as compras de Natal e Ano Novo.

Qual a importância da data para as empresas?

A Black Friday é uma evento focado nas vendas e na fomentação da economia, provocando a movimentação nos principais segmentos — indústria, comércio e serviços. Tradicionalmente, há mais de 10 anos, o mercado consumidor espera a divulgação para planejar a aquisição de produtos com preço mais em conta.

Nas prestadoras de serviços, vale formar combos e pacotes com preço diferenciado para quem fechar dentro do período de campanha. Os e-commerces expõem muitos produtos que não tiveram saída ao longo do ano nas gôndolas e vitrines com descontos significativos.

A Black Friday é, portanto, uma das datas mais aguardadas pelos lojistas, empreendedores e público, de modo geral. De acordo com uma publicação do site E-commerce Brasil, a expectativa é que o evento em 2023 seja promissor, com indicadores positivos para o aumento do ticket médio e crescimento das vendas.

Como preparar o atendimento sazonal com a ajuda do Escallo?

A tecnologia é uma grande aliada das empresas e e-commerces nas estratégias de vendas e atendimento durante a Black Friday. Nossa plataforma de atendimento multicanal consegue absorver uma demanda crescente sem a necessidade de aumentar o headcount.

Com funcionalidades múltiplas, o Escallo permite a criação de estratégias personalizadas, ao passo que otimiza o fluxo de trabalho do time de atendimento. A interação pode ocorrer em diferentes formatos — textos, imagens, vídeos e áudios — para, então, chamar a atenção do público e estimular o contato.

Veja algumas facilidades do software que você pode incorporar no contact center da sua empresa e ter sucesso na campanha de Black Friday!

Envio de mensagem em massa

O sistema realiza campanhas ativas de marketing para fortalecer o relacionamento com os clientes. Com ele, é possível disparar mensagens automáticas, nesse caso, com anúncios sobre promoções e descontos da Black Friday.

As notificações chegam em massa para toda a base de clientes cadastrados, de uma só vez.  Assim, a eficiência dessa estratégia permite um alcance preciso de forma prática e econômica, já que não é necessário designar atendentes para entrar em contato com cada cliente.

Atendimento centralizado em uma única tela

O Escallo garante um atendimento personalizado a partir das informações disponibilizadas em apenas uma tela, não importa por qual canal a chamada é recebida, desde o telefone até redes sociais, WhatsApp, chat no site e Google Meu Negócio.

Essa funcionalidade, portanto, reduz tanto o tempo médio de atendimento quanto o tempo médio de espera, aumentando a produtividade. O Escallo proporciona agilidade no atendimento, pois oferece uma visão unificada e o atendente não precisa buscar informações em outros sistemas.

As ofertas da Black Friday geram um boom natural de chamadas em busca de oportunidades e ganha quem tiver condições de manter a qualidade do atendimento, no menor tempo e, assim, evitar a migração para a concorrência.

Um único número de WhatsApp

Com a automação para o WhatsApp em uma plataforma multicanal como o Escallo, apenas um número de telefone será utilizado. As chamadas serão distribuídas entre os atendentes de acordo com as demandas e fila de espera.

Sendo um dos canais mais utilizados pelos brasileiros na atualidade, além do dinamismo da interação, o atendimento por WhatsApp promove a redução da sobrecarga da central telefônica e dos custos, já que não é preciso contratar várias linhas, nem aumentar os custos com a fatura.

Possibilidade de atender em vários canais

O fato de ser uma plataforma multicanal confere ao Escallo padronização no atendimento e, consequentemente, mais eficiência nas interações. Assim, além de escolher o canal por onde deseja ser atendido, um contato iniciado por WhatsApp, por exemplo, pode ter continuidade por telefone, preservando todo o histórico.

A diversificação de canais amplia o leque de atendimento, abrangendo variados perfis de consumidores e clientes. Enquanto alguns preferem falar por telefone, outros se sentem mais confortáveis nas interações digitais.

Levando em conta a nova legislação do SAC, o Escallo consegue atender às exigências e disponibilizar um canal de atendimento 24 horas por dia. Dessa forma, a automatização evita os impactos gerados na folha de pagamento para manter times trabalhando em horários diferenciados.

Registro e histórico de conversas

A integração de canais e centralização das chamadas concentrará todos os registros e históricos em um mesmo lugar. Dessa forma, essa função do Escallo possibilita o monitoramento em tempo real e traz a visibilidade das filas de atendimento de todos os canais disponíveis.

A visão geral da demanda facilita o trabalho do time de atendentes, elevando o potencial de eficiência do contact center. Portanto, é fundamental que o cliente moderno seja surpreendido com uma experiência única, para perceber a oferta de valor agregado aos preços com descontos, característicos desse grande evento de fim do ano.

Todas as funcionalidades do Escallo  levam a um caminho de excelência e maximização da lucratividade em virtude da junção dos esforços tecnológicos e humanos em torno de um mesmo objetivo — facilitar a vida do consumidor e cliente no atendimento antes, durante e depois da Black Friday.

São muitos os benefícios de uma plataforma de atendimento multicanal como o Escallo. Se você gostou deste post e deseja uma solução completa e eficiente para incorporar ao seu atendimento, entre em contato agora mesmo com a gente!

Plataforma Escallo
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