5 dicas de como aumentar os lucros da sua clínica 

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gestão de atendimento

O desejo de praticamente todos os proprietários ou gestores de clínicas médicas é aumentar os lucros. Isso porque, dessa forma, é possível não apenas manter a sobrevivência do negócio, mas também expandir os atendimentos e fazer com que o estabelecimento cresça.

Apesar desse desejo, nem sempre os profissionais têm a consciência de quais passos devem ser dados ou de quais são as medidas que devem ser tomadas para fazer com que a clínica progrida.

Se você se identificou com essa situação, não se preocupe! Trouxemos algumas dicas para que você saiba como reduzir os custos e aumentar os lucros em clínicas, por meio de ações precisas e que garantem um rápido retorno para os negócios. Continue a leitura!

1. Controle o fluxo de caixa

O primeiro passo a ser dado para aumentar os lucros em clínicas e consultórios médicos é controlar o fluxo de caixa. É preciso garantir que tudo estará em ordem para que as próximas medidas sejam executadas.

Recomenda-se que tudo seja devidamente registrado. Além disso, as receitas e despesas devem ser classificadas em fixas ou variáveis. De tal modo, haverá uma projeção de quanto a clínica precisa faturar para pagar todas as suas contas e ainda ter lucro.

Em relação às despesas, por exemplo, as fixas são as contas de energia, água, telefone, internet, o salário dos colaboradores etc. Já as variáveis são aquelas que não são pagas todos os meses, como o conserto de um equipamento que estragou, a compra de um novo item para o consultório, entre outras.

Com as receitas, fica mais difícil ter esse controle, tendo em vista que a demanda é variável. No entanto, recomenda-se que você categorize o que é oriundo de pacientes particulares e o que é de pacientes que usam planos de saúde, por exemplo.

Se você tem as receitas e despesas controladas, também pode fazer estudos para verificar o que é essencial e o que não é para a sua clínica. De tal maneira, poderá fazer a redução de custos, deixando de gastar com aquilo que não traz o retorno financeiro adequado para o seu estabelecimento.

2. Invista em tecnologia

Para que uma clínica médica cresça, investir em tecnologia é fundamental! Métodos arcaicos, como a agenda de papel para marcar consultas e fichários físicos para guardar os laudos dos pacientes, atrasam o trabalho e fazem com que o tempo que poderia ser investido em ações estratégicas seja destinado para atividades manuais.

Existem softwares de gestão muito completos para clínicas médicas, que permitem realizar o fluxo de caixa, o controle de estoque, a manutenção do prontuário dos pacientes, entre outras necessidades. Assim, todas as atividades mais burocráticas são automatizadas e o gestor poderá pensar realmente em gestão e não em desenvolver trabalhos operacionais.

Vale lembrar que o investimento em tecnologia também garante que os dados da clínica e dos pacientes fiquem mais seguros. Isso é fundamental, tendo em vista que, em 2020, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com a nova legislação, as empresas precisam redobrar os cuidados com as informações dos pacientes. Os sistemas de gestão, quando criptografados, têm uma espécie de camada extra nos códigos de programação. Isso dificulta a ação de hackers, por exemplo.

3. Aposte em estratégias de marketing

Embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) tenha regras rígidas em relação à publicidade médica, investir em estratégias de marketing é fundamental. E, com a internet, fica mais fácil desenvolver isso sem quebrar normas ou código de ética.

Entre as ações que podem ser realizadas está o marketing de conteúdo, que pode ser praticado em um blog ou nas suas redes sociais. Os médicos da clínica podem produzir vídeos e textos explicando sobre formas de prevenção e sintomas de doenças, dando dicas de saúde em geral, entre outros assuntos educativos.

A ideia é que você crie um conteúdo com o intuito de informar, mas sem divulgar diretamente o seu negócio. Assim, você não fere o código de ética do CFM e ainda consegue ser mais conhecido, ter autoridade no assunto em que é especialista e na comunidade em que atua.

De tal modo, a clínica fica mais renomada e as pessoas vão procurar quando sentirem necessidade de se consultar com um médico, por apresentarem sintomas de alguma doença ou para exames de rotina.

4. Capacite a equipe de atendimento

A equipe de atendimento da clínica também precisa ser muito bem capacitada para atender todas as pessoas que chegarem ao local. Isso é muito importante para garantir a fidelização dos pacientes.

Uma frase famosa do teórico de marketing Philip Kotler diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo”. Logo, para aumentar os lucros em clínicas, é fundamental que você invista na fidelização de pacientes.

Para fidelizar os pacientes, o atendimento precisa ser excelente. Por isso, proporcione treinamentos para os colaboradores, para que eles saibam como proceder ao recepcionar as pessoas, tratando todo mundo sempre com muita cordialidade e respeito.

5. Pratique o atendimento humanizado

Ainda falando sobre bom atendimento e fidelização, é fundamental que os profissionais da clínica pratiquem o atendimento humanizado. Isso quer dizer que as consultas não devem levar em consideração apenas a situação momentânea e os sintomas que um paciente apresenta, mas a sua situação como um todo.

O médico deve saber conversar, avaliar as condições psicológicas do paciente, saber como lidar com as pessoas ao dar notícias não muito boas e outros. Assim, praticando a empatia e sendo humano, você aumentará a fidelização de pacientes.

Mais do que isso, os pacientes satisfeitos falarão da sua clínica para amigos, familiares e pessoas de suas relações. Assim, será possível conquistar mais público e a lucratividade aumentará.

Se você seguir essas dicas à risca, conseguirá aumentar os lucros em clínicas. Por isso, coloque tudo o que explicamos em prática e garanta uma maior renda para o seu negócio, além de ter um controle mais próximo e monitorar os resultados.

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