5 benefícios de fazer atendimento pelo WhatsApp na sua empresa

atendimento pelo WhatsApp
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Já faz tempo que o aplicativo de mensagens mais usado no mundo inteiro expandiu seus benefícios também para as empresas. O atendimento pelo WhatsApp oferece maior dinamismo e praticidade na relação com o cliente.

Os dados estatísticos são expressivos — 2 bilhões de usuários no mundo inteiro e mais de 120 milhões no Brasil. Isso quer dizer que o cenário é mais do que favorável para as empresas que desejam diversificar os canais de atendimento.

O objetivo deste post é mostrar os benefícios de utilizar o WhatsApp no atendimento ao cliente e apresentar os benefícios dessa incorporação. Continue lendo e veja como essa pode ser a solução que você precisa para alavancar seu negócio!

Por que oferecer atendimento pelo WhatsApp?

As pessoas estão cada vez mais online e conectadas, seja na vida pessoal, profissional ou na interação com os prestadores de serviços. No geral, resolver as questões no modo virtual ajuda a poupar tempo e focar no que realmente é importante. 

O WhatsApp pode ser usado em qualquer setor que atenda clientes — vendas, suporte, pós-venda — e apresentar um nível de eficiência bastante animador, pois as conversas ficam registradas, facilitando a busca no histórico sempre que necessário. 

Além disso, quando utilizado em uma plataforma integrada, ele permite que todos os setores tenham acesso a um mesmo atendimento para solucionar o problema do cliente o mais rápido possível. 

O aplicativo para empresas, WhatsApp Business, possibilita criar uma conta comercial em que é possível incluir uma breve descrição sobre a empresa, citando os serviços, a localização, endereço de e-mail, horário de atendimento e link direcionando para o site. 

Além disso, é possível enviar respostas rápidas e instantâneas, com mensagens de boas-vindas ou justificativas de ausência. Para mostrar ainda mais a eficiência do WhatsApp Business, a conta inclui um sistema de etiqueta para categorização das conversas com os clientes, organizando as mensagens por ordem de prioridade e relevância. 

A conta comercial no WhatsApp é um diferencial para a empresa que se preocupa em proporcionar uma experiência agradável a seus clientes e ser referenciada por sua capacidade de oferecer excelência no atendimento, além dos serviços e qualidade.

WhatsApp Business API: conexão entre empresas e clientes no atendimento pelo WhatsApp

O WhatsApp Business API é uma solução desenvolvida pelo Facebook para facilitar a comunicação entre as empresas e seus clientes, independentemente do segmento, além de possibilitar a integração entre o aplicativo WhatsApp e uma plataforma digital

Com o WhatsApp Business API, as empresas podem ter o mesmo número de telefone para vários atendentes e centralizar as informações com o uso de uma plataforma de atendimento, o que é um benefício, considerando a praticidade e os custos.

A utilização da função API no WhatsApp Business pode levar à conquista do selo verde de autenticação como conta comercial oficial — com ele o nome da empresa vai aparecer para o cliente, mesmo se o número não estiver salvo na sua agenda.

Quais os 5 benefícios de atender o cliente por esse canal?

Imagine o seu cliente não ter mais que ficar esperando para ser atendido ou sua equipe se desdobrar para dar conta da demanda. Esse é um cenário planejado e sonhado por muitos empreendedores e gestores. 

Uma realidade que é possível com a implantação do atendimento pelo WhatsApp. Ter um canal de comunicação como esse para interagir com o cliente, proporciona benefícios que vão otimizar a rotina interna e melhorar o fluxo de trabalho da sua equipe.

Veja alguns desses benefícios!

1. Proximidade do cliente

Pelo WhatsApp a comunicação será mais próxima do cliente, ou seja, ele não será direcionado a um site ou qualquer plataforma de atendimento. O diálogo é personalizado, baseado na necessidade e problema apresentado pelo cliente. 

Mesmo no modo virtual é possível desenvolver uma interação empática, com acolhimento do cliente para que ele se sinta importante para a empresa. Além disso, o aplicativo faz parte da rotina das pessoas e elas se sentem confortáveis em se comunicarem dessa forma. 

As dúvidas, perguntas, sugestões e pedidos ficam registrados tanto para o cliente, quanto para a empresa. Portanto, uma conversa poderá ser retomada a partir da última gravada, mantendo a proximidade e o tom.

2. Agilidade no atendimento

As mensagens são instantâneas, possibilitando maior agilidade no atendimento. O tempo de resposta faz toda a diferença para a satisfação e motivação do cliente em se manter fiel a uma empresa — o WhatsApp é uma excelente estratégia nesse contexto.

Falar pelo WhatsApp é mais fácil, rápido e eficiente do que parar para fazer uma ligação e levar minutos explicando o motivo da chamada. O cliente pode enviar uma mensagem e fazer outras coisas enquanto aguarda o retorno, por exemplo.

3. Possibilidade de uso de chatbot e autoatendimento

Você pode incorporar o uso de chatbot ao WhatsApp e gerar respostas automáticas que vão além das saudações habituais. As dúvidas simples, comuns à maioria dos usuários e clientes, podem ser automatizadas, liberando os atendentes para focarem nas solicitações mais complexas. 

O assistente virtual estará disponível 24h por dia, 7 dias na semana, interagindo de forma receptiva e ativa de acordo com o que o cliente deseja. A integração a uma ferramenta de gestão do atendimento permite padronizar o autoatendimento. 

Nele, após a saudação do momento, o cliente receberá um menu contendo opções que vão direto à resposta que ele precisa ou gerar submenus, categorizando possíveis respostas de acordo com a dúvida apresentada.

O processo caminha no modo automático até o cliente se dar por satisfeito ou chegar a um ponto em que seja necessária a intervenção de um atendente humano. Até lá, o consumidor já saberá exatamente a quem e o que solicitar para solucionar o seu problema. 

A inteligência artificial desenvolveu recursos de atendimento que imitam o comportamento humano e se comunicam com o cliente como se fosse um atendente. Assim, o consumidor até esquece que está conversando com um robô.

4. Redução de custos no período de alta demanda

O investimento em um instrumento de comunicação como o WhatsApp para empresas é bastante acessível, sendo possível reduzir ainda mais depois de implementado. Com a automatização em diversas etapas do atendimento é possível reduzir a mão de obra e custos adicionais por equipe. 

Outro ponto favorável ao caixa da empresa é que as campanhas de marketing podem ser trabalhadas de uma maneira mais econômica, se valendo da virtualidade e instantaneidade do WhatsApp para gerar audiência, em vez dos tradicionais e-mails marketing.

5. Acompanhamento do desempenho da equipe

Como o histórico das conversas entre clientes e empresa se mantém registrado e armazenado, é possível à gestão acompanhar mais de perto as estatísticas de atendimento e a performance dos atendentes. 

Assim, ao perceber queda na produtividade, falhas na conduta ou desvios no padrão de atendimento, as intervenções corretivas serão mais rápidas e pontuais. Com dados e informações mais concretos, as medidas preventivas também serão mais bem aplicadas.

Além de ser uma solução indispensável para as estratégias de comunicação da empresa, o atendimento pelo WhatsApp reforça a importância que uma empresa deve dar às contribuições da tecnologia para melhoria dos serviços e atendimento ao cliente. Este post foi útil para despertar seu interesse em usar o aplicativo como mais um canal de atendimento na sua empresa? Aproveite então a visita e saiba como automatizar o atendimento ao cliente via WhatsApp!

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