Atendimento digital: o que é e porque investir?

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Com a constante, e rápida, atualização dos meios de comunicação, é preciso que sua empresa adapte às novas formas de contato com o seu cliente. O atendimento digital é uma das evoluções de relacionamento com o consumidor. 

Esse tipo de atendimento já não é uma novidade, mas sim uma necessidade de implementação no seu negócio, caso ainda não use esse meio de contato. Dizer que o relacionamento com o cliente não evoluiu desde a chegada da tecnologia, é estar preso no tempo.

Os consumidores estão cada vez mais digitais, e sua empresa precisa ser presente onde eles estão e dar uma resposta imediata ao que eles procuram. É sobre esse assunto que vamos falar neste post. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é o atendimento digital?

 O atendimento digital é conhecido como a prática da empresa atender de maneira personalizável seu consumidor em toda a sua trajetória de contato com sua marca, por meio de site, blog e redes sociais.

Esse modelo tem como objetivo atender o chamado consumidor 4.0 que está muito ligado à tecnologia, e cada vez mais exigente buscando respostas rápidas para o seu problema. Por isso, é preciso criar meios mais fáceis e eficazes de contato com a sua empresa.

É por essa razão que o atendimento digital é tão importante. Todo o processo desse tipo de atendimento facilita para o seu colaborador quando ele for conversar com o cliente.

Por que investir nesse tipo de serviço?

Como ressaltamos anteriormente, os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando soluções rápidas para as suas necessidades. Com o atendimento digital, sua empresa oferecerá ao seu cliente um suporte rápido e automatizado e, consequentemente, uma redução de custos nesse setor da empresa.

Você pode estar se perguntando em como garantir o aumento nos lucros, aliado à economia dos gastos do seu negócio. O atendimento digital permite direcionar o foco da equipe em vendas, sem perder muito tempo em resolver problemas que podem ser solucionados de forma automatizada.

Um outro fator de suma importância para uma empresa é a fidelização do cliente, e isso está diretamente ligado ao atendimento. Se o contato for satisfatório, o consumidor divulgará o seu negócio para amigos, familiares, ou até mesmo nas redes sociais, de forma voluntária. Porém, se ele não tiver uma boa experiência, os comentários não serão positivos.

Quais os benefícios oferecidos pelo atendimento digital?

O atendimento digital utiliza ferramentas que facilitarão a relação com o seu cliente, como chatbots e assistentes virtuais inteligentes por exemplo. Além disso, permitirá que sua empresa esteja presente em diversos canais para atender o consumidor.

Poder resolver um problema com uma empresa enquanto confere uma caixa de e-mail, ou dá aquela passada rápida nas redes sociais, é uma excelente forma de aproveitar o tempo, não é mesmo?

Com algumas ferramentas utilizadas pelo atendimento digital, o seu negócio pode oferecer essa facilidade ao cliente, além de otimizar os processos dentro da sua empresa. Vamos listar abaixo, algumas vantagens ao levar esse tipo de serviço para o seu negócio.

Atendimento multicanal

Não podemos deixar de sermos repetitivos ao dizer que é de suma importância estar presente nos variados meios de comunicação oferecidos pela internet. Nos dias atuais temos o WhatsApp, Facebook, Telegram, entre outros.

O consumidor 4.0 está mais presente no meio digital e, para fidelizá-lo, é preciso oferecer o máximo de formas de contato com a sua empresa. Hoje esse tipo de serviço facilita os processos internos, pois todas as informações do cliente ficam armazenadas em uma única plataforma, sem que tenha que repetir os mesmos detalhes do problema dele.

Gestão dos atendimentos

Para que o cliente tenha um suporte satisfatório, é necessário ter um respaldo de como sua empresa está atuando nesse setor. Com o atendimento digital, essa gestão é garantida e de uma forma nada complicada.

Para exemplificar, podemos citar a geração de relatórios de quantos clientes entraram em contato para buscar informações sobre um produto, ou tipo de serviço, oferecidos pela sua empresa, quantos fizeram agendamentos ou queriam outro tipo de oferta. Com essas informações, você terá um panorama do que está dando certo e do que precisa ser ajustado.

Integração de sistemas e redução nos custos

Uma coisa está ligada a outra e nós vamos explicar o motivo. Quando falamos de integração dos sistemas utilizados pela sua empresa com o atendimento digital, queremos dizer que alguns processos serão automatizados, sem a necessidade de intervenção humana. Como exemplo citamos o agendamento de consultas, envio de boletos e o status de um pedido.

Sabendo disso, fica mais fácil explicar a redução nos gastos da sua empresa. Automatizando alguns processos, seus colaboradores focarão em ações prioritárias para a geração de lucros. Além disso, não será necessário ter muitos funcionários no setor de atendimento do seu negócio.  

Como implementar o atendimento digital?

Facilitar o atendimento ao cliente e dar respostas cada vez mais precisas e rápidas, só trará benefícios ao seu empreendimento. Porém, para que esse sistema funcione é preciso que estude bem a empresa que fornecerá esse serviço para você.

O Escallo é uma plataforma segura para ser implementada no seu negócio. Ele oferece um atendimento multicanal, que vai ajudar a sua empresa a atender o cliente de forma rápida e ágil, como exige o mercado atual, além de gerir estrategicamente o seu Contact Center.

Todos os processos de atendimento ao seu consumidor são armazenados em um único sistema, o que facilita a gestão da qualidade desse setor na sua empresa. Isso é necessário, pois não adianta de nada oferecer todas essas facilidades ao seu cliente, mas sem qualidade.

Viu só como é preciso atualizar o seu negócio para fidelizar o seu consumidor e se tornar ainda mais atrativo? Como alertamos ao longo deste post, os clientes estão em uma era digital e é necessário estar nesse mundo cada vez mais presente na vida das pessoas.

Então, entre em contato com a gente e agende agora uma demonstração do Escallo. 

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