9 vantagens de contratar um atendimento automatizado para provedores de internet!

7 minutos para ler

Clientes de provedores de internet buscam soluções práticas e eficientes, principalmente quando precisam entrar em contato para solicitar algum serviço ou suporte. Nesses momentos, o atendimento automatizado é essencial para garantir uma experiência satisfatória.

Além de agilizar o atendimento e soluções eficientes que satisfazem e fidelizam os clientes, a automatização do atendimento também pode reduzir custos para o negócio e mitigar falhas que prejudicam o relacionamento e geram novos prejuízos.

Sabemos que o mercado dos provedores de internet é extremamente competitivo, além disso, um atendimento eficiente pode ser um diferencial que encanta o cliente e, ao mesmo tempo, torna a operação moderna e escalável. Pensando nisso, listamos neste post as vantagens práticas da adoção do Escallo, sistema ideal para esse tipo de automatização. Confira.

1. Automatização dos processos financeiros

Uma das demandas frequentes dos clientes dos provedores de internet é a solicitação da segunda via do boleto de cobrança e, em vez de ocupar o atendimento humano com uma demanda simples, o provedor de internet pode automatizar esse serviço de maneira personalizada e eficiente.

Usando o Escallo no atendimento é possível que o cliente selecione no menu automatizado a opção de envio do boleto por e-mail com código de barras ou seu grupo de números digitável por Whatsapp, juntamente com o documento em formato PDF.

Ou seja, o cliente pode rapidamente regularizar seu pagamento e a provedora de internet manter o equilíbrio e a saúde financeira do seu negócio.

2. Habilitação provisória dos serviços ou por confiança

Situações de inadimplência ou que o pagamento do boleto é feito no prazo final podem ocasionar a interrupção dos serviços de internet.

Nesses casos, o cliente entra em contato com a central de atendimento para solicitar que os serviços sejam retomados antes da confirmação do pagamento pela confiança de que ele será contabilizado.

A habilitação provisória ou por confiança pode ser analisada e liberada pelo sistema automatizado, considerando as regras que o provedor de internet estipula para essas concessões.

3. Recuperação de chamadas perdidas

Com um sistema que soluciona parte das demandas baseado em regras e automação, os colaboradores da central ficam disponíveis para as resoluções que precisam da intervenção humana e fortalecem o relacionamento com o cliente.

Porém, ainda é preciso ter um esquema para resguardar o negócio em situações atípicas e sazonais, onde o excesso de chamadas faz com que algumas delas sejam perdidas.

Os clientes que não puderam registrar suas demandas são igualmente importantes para o negócio, podem gerar mais receitas, indicações e, sendo assim, ter um sistema que recupera todas as chamadas perdidas permite que a central de atendimento possa retornar o contato e dar o suporte necessário.

4. Identificação do cliente no atendimento automatizado

Se a demanda do cliente não pode ser resolvida pelas soluções do atendimento automatizado, o contato com o colaborador será necessário, não é mesmo? Para isso, o provedor de internet deve oferecer uma experiência de contato eficiente e diferenciada.

Nesse caso, o Escallo traz todas as informações do cliente na tela do colaborador assim que sua ligação é recebida, permitindo que o contato possa ser personalizado, o histórico analisado e sua região identificada para avaliar se existe algum alerta de problemas na rede, por exemplo.

Além de agilizar o atendimento, essa funcionalidade também proporciona uma boa experiência de contato para o cliente, que não precisa repetir informações básicas de seu contrato e percebe a personalização como um diferencial do negócio, que o conhece e vai tratar suas necessidades de forma próxima e valorizando o relacionamento.

5. Direcionamento adequado das ligações recebidas

Negócios de provedores de internet que atendem diferentes tipos de contrato, como aqueles para pessoas físicas e jurídicas, organizam seu atendimento para que eles sejam atendidos separadamente. Isso garante que a central possa se especializar em cada perfil.

Com um sistema que automatiza o atendimento as chamadas podem ser organizadas considerando os perfis dos clientes, os setores ou assuntos que desejam tratar e até mesmo qual deles devem ser priorizados em uma eventual fila de espera por contato.

6. Automatização das cobranças

Os provedores de internet também criam regras de cobrança para evitar que seus clientes fiquem inadimplentes. Assim, um sistema automatizado pode ser utilizado para executar boa parte ou até mesmo integralmente as etapas de cobrança.

O sistema Escallo pode emitir avisos aos inadimplentes por meio de torpedo de voz, SMS e Whatsapp, oferecendo a opção de como eles desejam receber a cobrança atualizada para evitar a suspensão dos serviços de internet.

7. Criação de relatórios de performance do atendimento

Com a automatização do atendimento, as demandas do canal podem ser quantificadas e referenciadas com indicadores de performance, trazendo um panorama sobre aquelas mais registradas, que trazem mais insatisfação ou que levam ao cancelamento do contrato, por exemplo.

Analisando tais informações, o provedor de internet pode promover melhorias em seus serviços e canal de atendimento de forma mais eficiente, ou seja, garantindo que seus pontos frágeis sejam eliminados e tenham uma performance que supera as necessidades e expectativas dos clientes.

8. Agilidade no atendimento e garantia da satisfação dos clientes

Fica claro que o atendimento automatizado não distancia o negócio de seus clientes, apenas traz soluções ágeis para demandas menos complexas. Aliás, ao solucioná-las mais rapidamente, o provedor de internet vai aumentar a percepção de seus contratantes de que ele é eficiente e ideal para suas necessidades.

Além disso, a automatização ainda traz outro efeito para a qualidade do atendimento, pois diminui as demandas que chegavam aos atendentes e permite que eles concentrem sua atuação especializada em temas mais complexos e que exigem uma tomada de decisão que pode assegurar a manutenção do relacionamento.

Por fim, é evidente que a automatização também reduz os custos do setor de atendimento do provedor de internet, permitindo que o negócio possa investir seus recursos em outras melhorias, seja no treinamento de seus colaboradores, seja em novos equipamentos.

9. Interação com as redes sociais

É importante lembrar que um dos principais canais de contato na atualidade são as redes sociais e, com um sistema automatizado como o Escallo, é possível reunir soluções de uma central telefônica com a gestão e uso das redes sociais para prestar o melhor serviço para os clientes.

Transmitir os dados da segunda via de um boleto por Whatsapp pode ter mais chances de recebimento e pagamento do que outros meios tradicionais, porque são canais utilizados mais frequentemente pelos clientes, ou seja, é vantajoso para os contratantes e o negócio.

O Escallo traz todas essas vantagens que permite que seu provedor de internet possa criar um atendimento automatizado valioso para o relacionamento com o cliente. Quer saber como implantá-lo no seu negócio? Entre em contato agora mesmo com os consultores da Futurotec e saiba mais.

Você também pode gostar

Deixe um comentário