Atendimento ao aluno: você está fazendo de maneira correta?

Atendimento ao Aluno
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O atendimento ao aluno requer atenção e cuidados para manter a satisfação e fidelização. Mesmo com a excelência no contexto acadêmico, é possível perder clientes por mau atendimento.

Certamente essa não é uma realidade que você deseja para a sua instituição. A área educacional vem passando por transformações nos últimos anos e é preciso acompanhar a evolução para se manter como preferência do público-alvo.

O objetivo deste post é ser um guia sobre o atendimento ao aluno em instituições de ensino. Continue lendo e veja a importância de atender bem, e com qualidade, os desafios do ensino à distância e como a tecnologia pode ajudar a melhorar a área de atendimento!

A importância de oferecer um atendimento de qualidade aos alunos

Os gestores da área de ensino enfrentam diversos desafios nos últimos tempos para atrair e reter alunos. A concorrência acirrada mostra o quanto é importante investir em um bom atendimento ao estudante, além da qualidade acadêmica.

A jornada do aluno dentro de uma instituição de ensino é longa e é justamente por isso que se deve evitar erros no atendimento que comprometam essa relação. O acadêmico tem agora um novo perfil e exigências diferentes.

Na era digital, a conexão e a informação caminham lado a lado e a instituição que não oferecer suporte e recursos para proporcionar uma experiência diferenciada, corre o risco de perder um número significativo de alunos.

É essencial inovar e também observar o que o mercado está oferecendo e o que os concorrentes estão praticando na área de atendimento. Só assim, sua instituição se manterá competitiva e moderna o suficiente para que os novos e veteranos alunos se sintam acolhidos e bem tratados.

Os desafios do ensino à distância

A pandemia da Covid-19 causou um baque mundial e obrigou as empresas a se reinventarem. Para respeitar as normas e orientações de isolamento social, o ensino vem sendo realizado à distância.

Dessa forma, o contato com o aluno, feito por meio telefônico ou virtual, se tornou um elemento chave do relacionamento com a instituição. É por meio dele, independente do canal, que o estudante obtém todas as informações que precisa, acadêmicas e burocráticas.

Para atender bem, é importante não deixar o aluno esperando, ter todas as informações ao alcance e garantir que ao final do contato ele esteja satisfeito. Se você deseja que o acadêmico fale bem da sua instituição, priorize a excelência no atendimento.

Em meio a tantos reflexos negativos deixados pela pandemia, é preciso focar no que há de bom e reinventar-se para manter o negócio. Você deve estar se perguntando o que fazer para entregar um serviço de qualidade.

Sugerimos algumas estratégias para você e sua equipe driblar as possíveis dificuldades no atendimento ao aluno, sobretudo, em tempos de pandemia. Contudo, são ações que devem ser desenvolvidas continuamente para manter o vínculo.

Conhecer o público

Para oferecer um bom atendimento é primordial saber das necessidades, exigências e expectativas do público que você deseja alcançar. Além disso, é preciso estudar o tipo de abordagem mais eficiente e o padrão da linguagem utilizada no contato.

Tudo isso fará uma grande diferença na hora do atendimento ao aluno. Ao notar todo o empenho da equipe em sanar todas as dúvidas e buscar soluções para os problemas, dificilmente ele pensará em migrar para a concorrência.

Ser ágil na resolução dos problemas

A agilidade é um fator importante no atendimento ao aluno, não importando o tipo de situação apresentada. Ser ágil é fazer um direcionamento correto da demanda do aluno, evitando que ele perca tempo em longos contatos e, ao final, não ter o resultado esperado.

Nada pior para um estudante do que ter dúvidas e problemas que dependem da instituição para serem solucionados. Uma das principais reclamações da área é que há morosidade excessiva na condução dos processos burocráticos.

Oferecer um atendimento com empatia

O atendimento igualitário e justo leva à empatia e humanização. Treine sua equipe para se colocar sempre no lugar do aluno e compreender a necessidade do contato. É preciso entender a dor e a urgência que ele tem relacionadas ao problema que ele enfrenta.

A empatia é fundamental para que o problema de cada aluno seja tratado de forma personalizada, sem, contudo, deixar de lado o padrão de atendimento e abordagem. O interesse demonstrado durante o atendimento e a cordialidade de tratamento fazem total diferença.

Tecnologia: uma aliada na busca pela excelência no atendimento ao aluno

O atendimento moderno não se limita mais a apenas uma central telefônica, considerando que a maioria dos estudantes é interativa e gosta de se comunicar virtualmente, de maneira prática e ágil.

Uma ferramenta de atendimento ao aluno que seja multicanal, para que ele tenha autonomia de escolher por qual canal deseja ser atendido, pode ser a chave de sucesso para um bom atendimento ao seu público.

Assim, seja por WhatsApp, telefone, chat web ou site, você pode oferecer diversas possibilidades de contato. Além da facilidade, as filas de espera serão reduzidas, oferecendo maior satisfação tanto para os que já estudam na instituição, quanto para aqueles que estão buscando informações.

Com um sistema automatizado e multicanal, sua instituição pode ganhar visibilidade e se tornar referência em qualidade no atendimento ao aluno. Por outro lado, você terá como, por meio do software, condições de um melhor gerenciamento da equipe e dos dados sobre o atendimento.Gostou do post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog e saber mais sobre os benefícios do atendimento automatizado na área da educação?

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