As 5 grandes vantagens do autoatendimento

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As vantagens do autoatendimento podem estar vinculadas à solução escolhida e, nesse sentido, o WhatsApp Business API tem se mostrado bastante eficiente. É uma ferramenta prática, de interação rápida e objetiva.

Como o aplicativo de mensagens já é utilizado no mundo inteiro e no Brasil por um grande volume de pessoas, logo, seus criadores trataram de desenvolver a versão para empresas. Desde então, diversos empreendimentos já incluíram essa modalidade em suas centrais de atendimento.

O objetivo deste post é ajudar você a entender os motivos para implementar o WhatsApp Business API como um canal de atendimento da sua empresa.

Continue lendo e veja as 5 principais vantagens de contar com esse recurso!

Por que incorporar o WhatsApp API no atendimento da sua empresa?

Um estudo realizado pela especialista em pesquisas de mercado online, Opinion Box, revelou que, dos 1992 entrevistados, 76% afirmaram se comunicar com empresas por meio do WhatsApp.

Só aí já dá para ver o potencial de alcance e engajamento do público-alvo. Considerando que não há uma predefinição dos usuários do aplicativo, é possível interagir com os mais variados perfis de público.

Com o uso do WhatsApp no negócio você pode oferecer o autoatendimento aos seus clientes e ter uma comunicação simples e descomplicada. É uma opção que permite automatizar a comunicação com sua empresa, o que traz mais qualidade e agilidade para o setor de atendimento.

O WhatsApp na versão business ajuda a reduzir as demandas ao tornar alguns serviços automáticos, liberando a equipe de atendimento para se dedicar a chamadas que, de fato, necessitam de um agente humano.

Entre os principais serviços estão:

  • confirmação de data e hora de agendamento;
  • visualização de preparos e orientações;
  • informações e baixa de laudo;
  • fornecimento de endereço da empresa e suas unidades;
  • divulgação de lançamento de produtos e serviços;
  • habilitação provisória para liberar internet sem ter de falar com atendente;
  • solicitação de segunda via da fatura;
  • envio de boleto;
  • acompanhamento de entrega.

Quais são as 5 vantagens do autoatendimento via WhatsApp API?

O WhatsApp Business API utiliza uma plataforma fornecida pelo próprio Facebook, empresa detentora dos direitos sobre o aplicativo. Dessa forma, sua empresa não fica refém de um smartphone ou enfrenta problemas de conexão ou descarga de bateria.

Fora isso, relacionamos 5 vantagens do autoatendimento pelo WhatsApp Business API para você se convencer dos bons motivos para utilizar o aplicativo na sua central de atendimento!

1. Vários atendentes com o mesmo WhatsApp

É isso mesmo! Você não precisa ter vários números ou contas de WhatsApp para realizar mais de um atendimento por vez.

O mesmo número pode ser usado por diversos atendentes, permitindo o registro do histórico de atendimento de forma individual, preservando os dados dos clientes, assim como o teor das conversas.

2. Atendimento automático (chatbot)

O atendimento automático via chatbot permite que as conversas aconteçam em tempo real, dando mais velocidade na interação com os clientes. Com isso, é possível oferecer soluções imediatas e aumentar as chances de retenção desses clientes.

3. Envio de mensagens em massa

Pelo WhatsApp API você tem permissão para envio de mensagens em massa, com notificações baseadas em template.

4. Controle de acesso de cada colaborador

O gestor pode acompanhar e avaliar o desempenho de cada colaborador, mesmo sendo apenas um número de WhatsApp. A plataforma permite acessos por usuário e registros individuais para chamadas e interações, além do histórico das conversas.

5. Aumento na taxa de conversão

Essa é uma ferramenta que garante entrega, abertura e fechamento de uma chamada, logo, as chances de conversão são maiores que as de muitos canais já utilizados pelo setor de atendimento.

Como você viu, o WhatsApp API é um canal que pode ser facilmente implementado em sua empresa e, com uma plataforma multicanal como o Escallo, potencializa ainda mais a diversificação e qualidade do atendimento.

Uma informação importante é que, a partir de 1º de fevereiro de 2022, as mensagens trocadas pelo API serão pagas com preços baseados nas conversas geradas no período de 24h. Entretanto, não se preocupe, pois a solução é tão interessante que mesmo gerando custo não diminui as vantagens do autoatendimento via WhatsApp Business.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog e conferir mais sobre o uso do WhatsApp nas empresas, desta vez para saber como tirar proveito dos bots na ferramenta?

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Plataforma Escallo
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5 thoughts on “As 5 grandes vantagens do autoatendimento

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