Aprenda como desenvolver uma boa gestão de backoffice

Sumário

Atender bem ao cliente sempre será um grande desafio! Ainda mais nos tempos atuais, em que o consumidor é influenciado pela tecnologia e pela internet, o que torna a compra cada vez mais ágil e traz muitas mudanças. Para ajudar nessa empreitada, vamos falar sobre como você pode realizar uma boa gestão de backoffice.

A gestão de backoffice refere-se a tudo o que está por trás da operação de uma empresa, como processos internos de um negócio que raramente passam pelo conhecimento do cliente. Por exemplo, ao realizar uma compra on-line, você visualiza apenas a realização do pedido e a entrega do produto em sua casa. Porém, para que isso aconteça, muitas coisas são realizadas nos “bastidores”.

Continue a leitura para entender mais sobre a gestão de backoffice e o seu principal objetivo: dar um bom suporte para a parte de front office!

Qual a relação entre backoffice e front office?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a gestão de backoffice, acreditamos que é importante entender também qual é a diferença entre backoffice e front office. Preparamos alguns tópicos para ajudar nesse entendimento. Veja!

Backoffice

Reforçando o tema deste post, entende-se por backoffice o conjunto de processos que oferece suporte para todas as atividades que estão relacionadas aos processos de compra e atendimento ao cliente, para que tudo possa acontecer da melhor maneira possível.

Geralmente, esses processos estão ligados ao apoio tecnológico para as áreas de SAC, atendimento ao cliente via contact center, além de questões relacionadas ao estoque, logística, parte financeira e burocrática.

Aliás, podemos considerar o setor de backoffice como algo muito extenso, em que até a área de RH está inclusa nisso, principalmente no processo de contratação de pessoas.

Front office

Já o front office refere-se a todos aqueles processos que os clientes conseguem enxergar, ou seja, são atividades e rotinas criadas para lidar diretamente com o público. Podemos dizer que as áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente são as principais áreas de front office.

Afinal, assim como já diz o próprio termo, essa é a linha de frente. É possível encontrar os profissionais que vão ter contato muito próximo com os consumidores e com o próprio mercado de atuação do negócio.

Integração entre backoffice e front office

Você já deve imaginar o quanto é importante que tanto as áreas de backoffice quanto as de front office da empresa estejam integradas e equilibradas, sendo que uma depende da outra para se sustentar, não é mesmo?

Afinal, não é possível realizar um bom trabalho de vendas se a operação de estoque não funciona com eficiência e organização. Também não dá para fornecer um atendimento ágil para o cliente se não houver um bom sistema de SAC, entre outras dinâmicas.

Por isso, é importante trabalhar com o backoffice e o front office em conjunto. Na prática, teremos a linha de frente e todo o suporte da operação unidos, para que a empresa alcance o resultado esperado.

Como realizar uma boa gestão de backoffice?

Tendo em vista a importância do assunto, trouxemos uma lista com alguns tópicos ou dicas que estão relacionados a realizar uma boa implantação e gestão de backoffice. Entenda cada um deles.

Tenha consigo um bom planejamento

Assim como qualquer área estratégica, o planejamento é um dos pilares para que a gestão de backoffice seja realizada de maneira correta. A ausência dessa prática coloca em risco toda a operação do setor, o que pode prejudicar a empresa como um todo.

O fato é que, com um bom planejamento, é possível ter noção de como é a complexidade das atividades, quais são os pontos fortes e os que precisam de atenção. Dessa forma, o negócio estará mais preparado para lidar com a sua operação e fazer os ajustes que são necessários conforme a sua realidade.

Defina objetivos e metas

Dificilmente uma gestão de backoffice irá adiante sem objetivos e metas definidos. Junto ao planejamento, esses elementos são excelentes guias para direcionar os processos rumo ao sucesso.

Saiba que, com objetivos e metas, torna-se real a possibilidade de conhecer ainda mais a eficiência de tudo o que foi planejado. Acima de tudo, é a presença deles que tornará viável mensurar tudo o que é feito de maneira objetiva.

Obviamente, é preciso ter clareza para que esses elementos sejam muito simples, diretos e alcançáveis. Caso contrário, serão apenas ferramentas de desmotivação dos colaboradores.

Não se esqueça da tecnologia

É importante lembrar também que, hoje, a tecnologia tem um papel muito representativo no mundo, levando facilidade e agilidade para os processos. Com a gestão de backoffice isso não é diferente.

Então, é preciso investir nas melhores ferramentas e sistemas internos para que o backoffice esteja bem assegurado. Estamos falando desde sistemas relacionados à gestão do estoque ou controle financeiro, até ferramentas práticas do dia a dia, como bons computadores para a equipe responsável conseguir trabalhar de maneira eficiente.

Hoje, podemos dizer que a tecnologia é um dos grandes braços direitos de qualquer gestão que queira ser inteligente, por isso é um requisito básico para que os bons resultados possam vir.

Conte com colaboradores qualificados

Uma boa gestão de backoffice também está ligada à qualificação dos colaboradores que estão na operação. Por isso, é importante contar com profissionais que tenham um bom conhecimento técnico.

Além disso, é preciso oferecer as melhores condições para que eles possam trabalhar. Uma das maneiras de fazer isso é disponibilizar treinamentos e capacitações constantes. Desse modo, cria-se a realidade de contar com uma equipe bem preparada para fazer o que é necessário e inovar quando for preciso.

Crie estratégias focadas no atendimento ao cliente

Por fim, não poderíamos deixar de falar o quanto é importante criar estratégias que são focadas no atendimento ao cliente. Afinal, é papel do backoffice garantir que essa parte ocorra da melhor maneira possível.

Então, é muito importante olhar sempre para o planejamento realizado e os obstáculos que aparecem no dia a dia que são relacionados ao tema. Assim, ficará ainda mais fácil criar sempre estratégias que consigam dar todo o suporte para que o cliente fique cada vez mais satisfeito.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de backoffice, sugerimos que se aprofunde mais no assunto e busque apoio profissional para implementar essa estratégia com mais eficiência na sua empresa.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas para entender melhor sobre o tema!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳