Agendamento 100% receptivo faz parte da sua rotina? Veja 3 estratégias para mudar esse cenário!

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Se a sua clínica médica atua com um agendamento 100% receptivo, ou seja, que depende da lembrança e necessidade do paciente para entrar em contato, você pode estar perdendo oportunidade de negócio.

Isso porque existem diversas maneiras de marcar presença na memória do seu público e que podem ser usadas no setor de atendimento. Com as estratégias de customer experience e marketing digital, além de uma solução tecnológica adequada, é possível captar e reter mais pacientes.

O objetivo deste post é falar sobre a importância de diversificar as formas de interação com os pacientes e não se limitar apenas ao agendamento 100% receptivo. Continue lendo e veja 3 dicas de como mudar esse cenário!

O que é um agendamento 100% receptivo?

Esse tipo de agendamento ocorre quando o paciente precisa de uma consulta ou procedimento e entra em contato com a clínica em busca de atendimento. Nesse caso, toda a iniciativa parte do paciente, sem a ajuda ou interferência do setor de atendimento.

A ação pode ser consequência de uma indicação, de uma propaganda ou até mesmo de pesquisas realizadas pelo paciente nos buscadores. O fato é que ficar esperando o paciente entrar em contato pode comprometer a performance da clínica e impactar no faturamento.

Por que adotar outras formas de interação com os pacientes?

Embora o agendamento 100% receptivo não seja uma forma ineficiente de atendimento, é importante ampliar as alternativas se você quiser captar mais pacientes. Assim, é preciso surpreender e ser diferente para se destacar e ter vantagem no mercado.

Apesar de uma boa receptividade ser motivo de satisfação e até mesmo fidelização dos pacientes, esperar que ele faça contato pode não ser suficiente para manter sua clínica em evidência.

É fundamental ir atrás e se mostrar disponível para o paciente, apresentando os diferenciais da clínica. O ditado quem não é visto, não é lembrado faz muito sentido nesse contexto, pois em meio a uma competitividade acirrada pode ser difícil encontrar sua clínica.

Como melhorar o desempenho no atendimento?

Ter um agendamento 100% receptivo significa depender única e exclusivamente da vontade do paciente de fazer contato. Entretanto, ficar preso a somente uma forma de interação com o público pode diminuir as chances de audiência, preferência e permanência.

Selecionamos 3 estratégias que você pode usar para promover um atendimento mais ativo e conseguir alcançar todos os tipos de público!

1. Customer experience

As estratégias de CX têm importantes mecanismos de aproximação do cliente, de modo geral, para entender suas necessidades e corresponder às suas expectativas. O objetivo é gerar um impacto positivo e aumentar a satisfação visando à fidelidade.

Cada ação é pensada em detalhes para oferecer a melhor experiência, causar excelente impressão e fazer com que o cliente queira sempre estar em contato. No caso de uma clínica, a área da saúde, por si só, já demanda esforços diferenciados para aumentar a credibilidade e ganhar a confiança dos pacientes.

O público é variado, dos idosos aos chamados millennials. É preciso encontrar formas de dialogar com pessoas diferentes dentro de um mesmo contexto. Da cultura à qualidade do atendimento, é essencial colocar o paciente no centro do negócio e se empenhar para engajar, fidelizar e encantar cada paciente.

2. Contato via e-mail marketing

Manter o cliente sempre atualizado e bem-informado é uma das premissas básicas do marketing digital, e uma das ferramentas mais eficientes é o e-mail marketing. Com esse recurso é possível compartilhar novidades sobre tratamentos e procedimentos, campanhas ou algo que seja vantajoso para o seu público.

Se um paciente entrou no site, consumiu o conteúdo do blog e assinou a newsletter, é um sinal de que ele deseja continuar o relacionamento. Mesmo em um cadastro de atendimento, o fato de fornecer o endereço de e-mail mostra que ele está aberto a receber notícias na caixa de entrada.

3. Plataforma multicanal

Com uma solução multicanal é possível oferecer opções de atendimento ativo por meio das funcionalidades do sistema, como retorno das chamadas perdidas de estratégias de SMS, lembrando que depois de um tempo que o paciente se consultou é hora de retornar ou agendar o exame de rotina.

Sem contar no tradicional telefone e no chat online ou WhatsApp, que são mecanismos de atendimento tanto ativo quanto receptivo. Outro ponto positivo de uma plataforma multicanal é ser integrada, o que garante a mesma experiência para o paciente e ele pode escolher por onde deseja ser atendido.

Como você viu, o agendamento 100% receptivo deve agregar outras alternativas para abranger perfis diferentes e manter a satisfação de todos, para que a marca se destaque e tenha bom posicionamento no mercado.

Que tal aproveitar a visita e saber em detalhes sobre o que é o customer experience e como implementar na sua empresa?

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