5 recursos interativos do WhatsApp Business no atendimento

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Você sabia que os recursos interativos do WhatsApp podem favorecer o atendimento ao cliente da sua empresa? Algumas funções foram desenvolvidas para ajudar na otimização dos processos e aprimoramento da comunicação da empresa com os clientes.

A otimização de menus e criação de mensagens prontas, por exemplo, potencializam o uso do aplicativo na versão empresarial. Diferentemente do mensageiro pessoal, o WhatsApp Business e a versão API profissionalizam o atendimento via ferramenta.

O objetivo deste post é mostrar a evolução das principais funcionalidades do WhatsApp Business e sua utilidade para as empresas. Continue lendo e veja 5 recursos para utilizar na interação e melhorar o atendimento ao cliente!

WhatsApp Business: o app aliado do atendimento ao cliente

Desde que o WhatsApp surgiu, em 2009, milhares de usuários aderiram ao aplicativo e passaram a se comunicar online. Somente no Brasil são 120 milhões de contas cadastradas, sendo o segundo país do mundo com maior número de inscritos.

Com o grande sucesso de uso pessoal, em 2017 foi lançada a versão para empresas, com o intuito de criar uma ferramenta mais profissional e institucionalizada. O WhatsApp Business API permite a integração a sistemas de atendimento, com recursos específicos e úteis na rotina de uma empresa.

Seja para a área de vendas, seja para a prestação de serviços, o app ganhou espaço como um potente instrumento de comunicação das empresas. Muitos recursos ajudam a unificar e facilitar a interação com todos os perfis de público.

5 recursos interativos do WhatsApp empresarial

Com o propósito de oferecer às empresas uma ferramenta robusta e eficiente, o aplicativo de mensagens tem recursos capazes de proporcionar vantagens na interação durante o atendimento ao cliente.

Selecionamos 5 funções que vão fazer sua empresa sair à frente e se destacar por excelência. Confira!

1. Mensagem em lista

Quando um cliente entra em contato via WhatsApp para falar sobre um produto ou serviço, o aplicativo tem um recurso em lista que permite escolher, entre as opções, aquela que direcionará ao que ele precisa.

Por exemplo, se ele deseja fazer um agendamento, buscar informações ou solicitar um orçamento, os botões estarão disponíveis com a orientação de escolha. Ao clicar, ele desmembra mais opções ou é transferido para a área responsável, agilizando o atendimento, ao passo que reduz a fila de espera.

2. Resposta automática

O cliente que entrar em contato pelo WhatsApp fora do horário comercial, durante a pausa para o almoço (se for o caso) ou tiver que aguardar para ser atendido, pode receber uma resposta automática de saudação, ausência ou horário de atendimento.

A mensagem automática pode não resolver a dor ou problema do cliente, mas minimizará o desconforto de se sentir ignorado. Dar boas-vindas ou agradecer pelo contato é uma forma de dizer que a empresa está feliz em ter o cliente e se colocar disponível, mas não naquele exato momento.

3. Envio automático de links, PDFs e imagens

Pelo WhatsApp empresarial você pode enviar arquivos com vídeos, imagens em diversos formatos, como PDF e JPEG. Em um único disparo esses arquivos podem seguir para diversos contatos comerciais, salvos em uma lista.

É um recurso importante, já que arquivos como propostas, exames, orçamentos, catálogo de produtos, entre outros, são compartilhados a todo momento entre a empresa e usuários — clientes, fornecedores, parceiros e visitantes.

4. Mensagem em massa

O WhatsApp Business permite o disparo de mensagens ao mesmo tempo, para vários usuários. Com o recurso é possível enviar um número ilimitado de mensagens por dia.

É possível salvar vários contatos de clientes para disparos futuros de campanhas, orientações, informações e outras mensagens. Assim, além de poupar tempo, o time de atendimento consegue identificar para quais clientes foram enviadas as mensagens.

5 – Menus interativos

A automação do WhatsApp Business permite a criação, personalização e humanização de menus interativos para agilizar suas conversas e dar mais prioridade para assuntos ou ações que sua empresa deseja focar no momento. 

Seja por meio de botões interativos, seja por guias de enumeração, o uso desses recursos deixa a conversa ao mesmo tempo fluida, interativa e efetiva para a empresa, melhorando significativamente a experiência do cliente e impactando positivamente a jornada dele com o seu atendimento. 

Tanto os botões (quick-replys) quanto os guias podem ser incrementados com emojis, personalizado para a linguagem e tom da comunicação que o seu atendimento adota no dia a dia. Destacamos também que, ao automatizar o atendimento, você minimiza erros de digitação e padroniza informações.

Vale lembrar que, com o WhatsApp Business API, sua empresa é verificada pelo FACEBOOK em um processo de validação e, somente depois de aprovado, seu número poderá ser utilizado. 

Dessa forma, não há risco de bloqueio e as tarifas do aplicativo ocorrem sobre as trocas de mensagens. Entre as vantagens estão: 

  • conformidade com as políticas do Facebook/Meta;
  • sem risco de bloqueio do número;
  • sem risco de banimento;
  • minimização do uso de celular;
  • mais rapidez na interação com o cliente;
  • importação de contatos via arquivo, nas campanhas;
  • viabilização da escalabilidade das campanhas e das respostas automáticas;
  • utilização de variáveis nas mensagens em massa;
  • uso de botões interativos;
  • ação de confirmação de agenda;
  • mais segurança com os dados dos seus clientes. 

Cada vez mais completo, o aplicativo ganha espaço entre as ferramentas corporativas. Os recursos interativos do WhatsApp Business deixam o atendimento mais dinâmico — muito do que sua empresa precisa para oferecer uma experiência incrível ao cliente, criar uma imagem positiva da marca e, com isso, alcançar a tão sonhada vantagem competitiva.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar para conferir outro artigo, desta vez sobre os 4 motivos para automatizar o atendimento ao cliente via WhatsApp!

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