5 provas de que o Escallo facilita o atendimento via WhatsApp

5 provas de que o Escallo facilita o atendimento via WhatsApp

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O atendimento via WhatsApp vem sendo cada vez mais utilizado por empresas de variados segmentos. Seus recursos interativos dão autonomia ao cliente, permitindo uma comunicação ágil, rápida e disponível 24 horas por dia.

Com uma solução especializada, o setor de call center pode ser ainda mais eficiente, pois a comunicação é instantânea, mas o histórico das conversas fica registrado. Assim, o cliente não precisa repetir dados e informações todas as vezes em que entrar em contato. 

Neste post, trazemos alguns motivos para implementar o atendimento via WhatsApp na sua empresa. Continue lendo e veja como oferecer uma experiência positiva e diferenciada ao cliente, integrando o aplicativo à nossa plataforma Escallo!

Por que incorporar o atendimento via WhatsApp na minha empresa?

Atrás apenas da Índia, o Brasil ocupa o segundo lugar na lista de países com mais usuários no WhatsApp. Cerca de 147 milhões de contas estão cadastradas no país, o que mostra sua enorme popularidade. 

Com o sucesso do aplicativo de uso pessoal, em 2018 foi lançada a versão business, criada com o objetivo de facilitar a comunicação e interação das empresas com seus clientes por meio dos serviços de mensagens instantâneas.

São muitos os recursos interativos com funcionalidades importantes que podem ser usados no atendimento via WhatsApp empresarial:

  • mensagem em lista — recurso que permite ao cliente escolher, entre as opções, o que melhor se aplica à sua necessidade, como fazer um agendamento, solicitar orçamento ou pedir informações;
  • resposta automática — ao entrar em contato fora do horário comercial ou enquanto aguarda para ser atendido, o cliente pode receber diferentes respostas automáticas com saudação, informação sobre o horário de atendimento ou motivos de ausência no momento;
  • envio automático de links, PDFs e imagens — possibilidade de enviar exames, orçamentos, propostas, catálogo de produtos, imagens em um compartilhamento simples, prático e rápido;
  • mensagem em massa — permite o disparo de mensagens para vários usuários ao mesmo tempo e de forma ilimitada por dia;
  •  menus interativos — disponibiliza botões interativos personalizados e humanizados que agilizam as conversas de acordo com o assunto ou departamento em que o usuário deseja falar, permitindo uma comunicação fluida, ágil e efetiva.

Como o Escallo pode ser utilizado para integrar esse canal de comunicação?

A integração reúne as funcionalidades de cada ferramenta ou solução para aumentar a eficiência do negócio, conforme seus objetivos. No caso do atendimento via WhatsApp integrado à plataforma multicanal, o aplicativo se torna ainda mais eficiente. 

Isso porque o Escallo integrado à Plataforma WhatsApp Business, antiga API Oficial, oferece uma série de vantagens tanto para o setor de call center quanto para a gestão da empresa. Veja o que a solução integrada pode fazer pela sua empresa com o aplicativo incorporado!

1. Agilidade no atendimento

A integração permite que vários atendentes usem um só WhatsApp ao mesmo tempo, o que permite mais rapidez nos atendimentos, ao passo que reduz as filas de espera. Dessa forma, quando alguém entrar em contato, o primeiro atendente disponível já consegue identificar a chamada e prosseguir com o atendimento.

2. Atendimento automatizado

Com o chatbot, caso o cliente tenha usado o menu interativo em uma ação específica, a plataforma direciona o atendimento para o setor responsável. Se ele desejar apenas uma informação, permanecerá no call center ou pode ser transferido para departamentos como financeiro, vendas ou área técnica. 

O menu interativo oferece opções que redirecionam para o setor escolhido, ocupando menos tempo dos atendentes. Veja um exemplo de menu com atendimento automatizado: 

  1. Agendar exame.
  2. Agendar consulta.
  3. Remarcar agendamento.
  4. Resultado de exames.
  5. 2ª via de boleto.
  6. Tirar dúvidas.
  7. Falar com um atendente.

3. Mensagens em massa

Na maioria das empresas, o contato com os clientes permite uma comunicação padronizada e, com isso, o envio de mensagens em massa. É o caso de informação sobre horários diferenciados, campanhas sazonais, procedimento adotado, processos em andamento, entre outros. 

A possibilidade de transmissão em massa, além de fazer com que a mensagem chegue mais rápido para mais pessoas, garante que todos tenham acesso à mesma informação.

4. Controle de acesso de cada colaborador

Esse é um benefício para o gestor, já que com a solução integrada pela tela do computador ele consegue monitorar o desempenho do setor de atendimento. O sistema permite o controle de acesso de cada atendente e acompanhamento individual.

Com essa funcionalidade, o gestor consegue entender a dinâmica de atendimento e saber mais sobre rendimento e produtividade. Pode ser necessário reformular o fluxo de atendimento ou acompanhar em tempo real para fazer intervenções para não impactar a qualidade do atendimento.

5. Indicadores de desempenho

O WhatsApp Business pode até fornecer dados sobre o atendimento, mas nada se compara a um sistema capaz de coletar uma infinidade de dados de modo unificado, contemplando todos os canais de comunicação da empresa.

Com o Escallo, o gestor pode elaborar relatórios estratégicos com a ajuda dos dados que, transformados em informação, fornecem insights para tomada de decisão. As métricas e indicadores podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de apuração do momento.

Além das vantagens de ter o atendimento via WhatsApp integrado a uma plataforma multicanal, a empresa tem a oportunidade de criar uma identidade única dos atendimentos. Não importa o canal que o cliente escolha para ser atendido, o atendimento será padronizado.

Concentrados em um só ambiente, WhatsApp, central de telefonia, Facebook e Chat Web fornecem um histórico rico de conversas que os atendentes poderão usar estrategicamente a favor do negócio.

O Escallo é uma solução completa, que interliga em uma única plataforma os canais mais importantes de comunicação. Com a plataforma, o atendimento pode ser realizado em qualquer dispositivo disponível e por um time enxuto de atendentes.

Da comunicação mais rápida à redução de custos, com dispositivos móveis ou aumento do headcount, sua empresa manterá um nível elevado de qualidade no atendimento e a satisfação do cliente ao ser prontamente atendido.

O atendimento via WhatsApp é altamente eficaz na interação com o cliente e pode se tornar ainda melhor com a ajuda do Escallo. Em uma implementação rápida e fácil, com o acompanhamento de um time especializado, em pouco tempo você perceberá a diferença nos resultados.

Se você gostou deste post e deseja transformar o atendimento da sua empresa com a integração dos canais de interação, entre em contato com a gente agora mesmo para conhecer nossa solução Escallo!

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