5 provas de que manter um chat no site vale a pena

Sumário

O avanço tecnológico impactou as formas de comunicação e o espaço empresarial não ficou de fora. Surgiram novas plataformas de interação e, consequentemente, de atendimento ao cliente. Um exemplo simples, mas erroneamente ignorado, é o chat. 

Goste ou não, a cada dia, o digital quebra uma barreira e nos leva para outro patamar, um mundo onde o autoatendimento se torna real e cada vez mais efetivo. Não acompanhar esse ritmo pode prejudicar os negócios. 

Neste artigo, vamos falar da importância de manter um chat no site da empresa para garantir mais a agilidade do atendimento e a satisfação do seu cliente. É necessário pensar fora da caixa, principalmente se alavancar os negócios está entre os objetivos.

Afinal, o que é um chat? 

Pesquisando pela internet, um potencial cliente chega no site de uma empresa que oferece o produto ou serviço que interessa a ele. Depois de navegar pelo site, ele deseja esclarecer algumas dúvidas ou até mesmo adquirir o seu produto. Este cliente deseja respostas assertivas, mas sobretudo rápidas. Esclarecer essas dúvidas prontamente é uma das inúmeras funções de um chat. 

O chat é uma ferramenta de comunicação, automatizada, que possibilita o contato direto entre cliente e empresa, em tempo real, 24 horas por dia, por meio da inteligência artificial, ou se necessário, com a intervenção pontual de um agente humano. 

É possível estabelecer roteiros de diálogos através dos chats, personalizados e humanizados, que atendam às principais demandas de atendimento da empresa, como por exemplo: esclarecer dúvidas, dar informações ou receber sugestões.

Do suporte ao cliente a qualificação de leads, veja a seguir como manter um chat no site vale a pena. E mais! Como uma ferramenta de atendimento multicanal pode ajudar a personalizar e humanizar o chat do seu site.

5 informações que provam que vale a pena ter um chat

1. Melhorar o atendimento 

Ter um bom relacionamento com o cliente vai além da qualidade dos produtos e serviços, a oferta e a excelência do atendimento impactam na escolha, ou não, de uma empresa. 

O Relatório Digital-First Customer Experience 2022 mostra um desencontro de opiniões entre clientes e negócios quando o assunto é a satisfação do usuário. A quebra de expectativa sobre o atendimento, segundo a pesquisa, aponta que 57% das pessoas abandonaram uma marca após uma ou duas interações negativas. 

Outro ponto interessante, divulgado no relatório, é o desejo de 81% dos consumidores em ter mais opções de autoatendimento nas empresas que se relacionam. Uma vez online, o cliente quer resolver assuntos com a comodidade do mundo virtual. O chat no site pode ser a independência tão almejada pelo público.

Além disso, melhorar o atendimento ao cliente é estar ciente e seguir a legislação que rege o relacionamento empresa e consumidor no Brasil.

Decreto nº 11.034, do Código de Defesa do Consumidor, determina que o atendimento tipo SAC deve funcionar 24×7, ou seja, 24 horas por 7 dias. Porém, este mesmo decreto aponta que apenas 8 horas precisam ser, obrigatoriamente, com agentes humanos. 

O chat, além de ferramenta de SAC, oferece tanto a possibilidade de atendimento humano como a sua automatização, desde que o cliente atenda às necessidades do seu cliente. 

2. Reduzir o tempo de espera do atendimento é uma das funções do chat

Deixar um cliente esperando para ser atendido, presencialmente ou virtualmente, é um grande problema, um dos principais focos de reclamação. Essa situação demonstra que processos não estão sendo executados com excelência, expondo as falhas no fluxo de atendimento para oferecer um bom serviço.

Aumentar os pontos de contato entre empresa e público, distribuindo a demanda de comunicação, auxilia na redução do tempo de espera. O chat, como possível via, ajuda a descongestionar este processo, diminuindo a fila de espera em uma única plataforma. 

Um cliente que ficaria aguardando no telefone ou WhatsApp, por dúvidas simples, pode ter seu problema solucionado rapidamente por meio da inteligência artificial, com a programação e personalização do atendimento com base nas demandas mais acionadas pelo cliente.

Além de reduzir o tempo de espera do atendimento, o agente humano ganha mais produtividade podendo ser deslocado para outras demandas.

3. Reduzir gastos

A possibilidade de um contato automatizado, por meio da programação do fluxo de mensagens, pode proporcionar uma redução de gastos no setor de atendimento.

Ao invés de concentrar um grande número de funcionários em métodos tradicionais, como o telefone, ter outra via de comunicação permite uma melhor estratégia de alocação para fluxos de demandas mais complexas e rentáveis. Assim, a energia do time de atendimento será direcionada aos pontos estratégicos.

Não é de hoje que a opção de autoatendimento, nos sites ou por aparelhos móveis, aumentam o tráfego nos sites e reduzem consultas telefônicas. O resultado para as empresas? Mais assertividade, economia e qualidade no atendimento.

4. Qualificar leads

Existe um grande esforço para conquistar clientes. Afinal de contas, é o que um negócio deseja. Porém, é preciso reconhecer que, às vezes, os produtos ou serviços ofertados não vão solucionar a demanda do usuário ou instituição que entrou em contato.

Até reconhecer este caso de incompatibilidade entre o serviço prestado e a necessidade do cliente, um grande empenho será demandado e não trará retorno financeiro, pelo contrário. 

E como o chat pode ajudar neste processo? 

Ao programar um fluxo de mensagens, por exemplo, é possível expor elementos da empresa e coletar informações relevantes do usuário que entrou em contato. Diante dos elementos levantados, empresa e cliente conseguem avaliar se a transação comercial, de fato, será possível. 

E o inverso também pode ocorrer. Ao usar o chat como estratégia de marketing, ele pode mostrar ao usuário que a empresa tem a solução perfeita para ele, seguindo pelo funil de vendas.

5. Use o chat para aumentar as vendas

Com múltiplas formas de atendimento, uma pessoa pode sondar produtos e serviços de empresas diferentes ao mesmo tempo. Um bom atendimento é a porta de entrada para novos clientes, mas será que essa porta está aberta?

Expandir as possibilidades de contato é uma forma de aumentar os canais de venda. O chat é uma boa ferramenta para abordar e qualificar um lead que chegou pelo site. Neste contato, é possível verificar as intenções de negócio, esclarecer dúvidas e apresentar mais informações do produto ou serviço.

Integrar a plataforma de chat ao site, inserindo o time de vendas no mundo online, proporciona a criação de um novo campo para fechar negócios. 

Esclarecidos os motivos para ter um chat no site, a integração desta ferramenta a estratégia de marketing e vendas é um passo importante e simples de conquistar. Com o Escallo é possível personalizar e humanizar o chat do seu site, de maneira clara e prática.

O Escallo atua transformando o atendimento ao cliente e criando novas oportunidades de negócios. Um serviço completo para você conduzir, gerenciar e analisar sua interação com o público.

Conte com uma plataforma inovadora, tecnológica, que caminha lado a lado com a qualidade de atendimento que o seu cliente espera.

Quer saber mais sobre como automatizar o chat do seu site? Clique aqui e fale diretamente com o nosso time de vendas.

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳