5 problemas de atendimento em clínicas que o Escallo resolve

5 problemas de atendimento em clínicas que o Escallo resolve

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gestão de atendimento

O atendimento em clínicas é naturalmente complexo, mas pode ser melhorado e aprimorado com a ajuda da tecnologia. Com a solução adequada, os problemas que ocorrem no dia a dia tendem a ser minimizados ou até mesmo eliminados.

Com funcionalidades capazes de oferecer mais eficiência no fluxo de trabalho, o Escallo tem a missão de otimizar os processos, reduzindo erros e burocracias. Assim, o resultado é uma performance acima da média, para deixar os pacientes satisfeitos e cada vez mais fidelizados.

Neste post, você confere a importância da tecnologia no atendimento em clínicas. Continue lendo e veja 5 funcionalidades do Escallo que vão ajudar a gestão e as equipes a lidar com as dificuldades de rotina!

Qual a importância da tecnologia no atendimento em clínicas médicas?

Será clichê dizer que a transformação digital é responsável pelas mudanças significativas no atendimento ao cliente das empresas. No entanto, essa é uma verdade que não pode ser ignorada, considerando a expansão do uso da tecnologia em todas as áreas corporativas.

Na saúde, por exemplo, as soluções tecnológicas e aplicações inteligentes estão por toda parte e não só nas salas de cirurgias ou cabines de exames. A Inteligência Artificial (IA) contribui para o autoatendimento nas interações de bot, que dão ao paciente autonomia para solicitar seus próprios serviços.

Os sistemas de gestão integram setores, coletam dados e municiam o gestor de informações importantes. Portanto, em clínicas, hospitais ou laboratórios, a tecnologia está a serviço de proporcionar melhorias capazes de impactar positivamente os pacientes.

Embora as especialidades e profissionais capacitados sejam importantes, o paciente é um consumidor e, como tal, deseja ser surpreendido. Para fidelizar é preciso mais do que um bom serviço, uma experiência memorável, daquelas que o estimule a ser um promotor da clínica por vontade própria.

A tecnologia tem o poder de se conectar mais facilmente com públicos dos mais variados perfis, dos millennials aos idosos. Dessa forma, a virtualidade traz facilidades de contato e uso dos serviços, sendo as soluções automatizadas essenciais para promover uma conexão efetiva e satisfatória entre clínica e pacientes.

Como o Escallo pode auxiliar o call center? Veja 5 funcionalidades de impacto

O Escallo foi desenvolvido para potencializar o trabalho do call center e reduzir as falhas no fluxo de atendimento em clínicas. Com profunda expertise de mercado, criamos soluções para os 5 principais gargalos do setor, que você confere agora, bem como os benefícios de implementar na sua clínica!

1. Recuperação de atendimento

As ligações perdidas em uma telefonia comum são impossíveis de serem recuperadas, por isso, o Escallo tem a função de retorno automático. Isso quer dizer que quando o cliente não for atendido, ele receberá de volta uma ligação, conforme a importância e prioridade do procedimento. 

A solução permite direcionar o atendimento perdido para o próximo atendente disponível, reduzindo o tempo de ócio. Os ganhos são múltiplos:

  • aumento da receita/faturamento;
  • aproveitamento da mão de obra;
  • melhora da imagem da clínica por parte do cliente;
  • redução da perda de clientes por insatisfação;
  • experiência diferenciada ao surpreender o cliente com a chamada.

2. Confirmação de agenda

Com notificações que podem ser feitas via WhatsApp, SMS ou telefonia, o Escallo permite lembrar o paciente de uma consulta, procedimento ou exame. Durante a interação ele pode confirmar, cancelar ou solicitar reagendamento. Enquanto isso, a solução altera o status do agendamento dentro do sistema de gestão.

Entre os benefícios se destacam:

  • maior alcance de clientes em um menor tempo;
  • não é preciso um colaborador para a função;
  • redução da taxa de no-show (não comparecimento);
  • otimização de headcount (os atendentes podem se dedicar a atendimentos mais rentáveis).

3. Priorização de atendimento

A prioridade para os procedimentos e exames por ordem de rentabilidade é mais uma solução que o Escallo tem a oferecer. Usando uma configuração de menu inteligente para a URA telefônica ou WhatsApp, o sistema define, automaticamente, a ordem de demandas a serem priorizadas.

Por exemplo, é possível configurar a priorização com base em um procedimento ou tipo de pagamento, como ressonância ou Raio-x, plano de saúde ou particular. Considerando as vantagens dessa solução, a clínica terá:

  • atendimentos mais rentáveis;
  • aumento da receita;
  • redução de perdas de agendamento.

4. Preparos e orientações de exames automatizados

Com essa funcionalidade, o sistema informa a cada paciente sobre o preparo de exames — jejum, medicação, vestimenta, acompanhante, entre outros. Assim, as informações ficam disponíveis gratuitamente para os pacientes, que podem acessar a qualquer hora do dia ou da noite.

A clínica tem a ganhar, sobretudo, com a redução do tempo médio de atendimento (TMA). Com as informações gravadas e padronizadas por procedimento, não é necessário designar um atendente para essa função.

É possível ainda que seja possível reduzir o quadro de funcionários sem comprometer o volume de atendimentos. A redução do TMA libera mais rápido os atendentes para se dedicarem aos pacientes que, de fato, precisam da interação de um agente humano.

5. Atendimento multicanal

Por fim, a solução multicanal é a cereja do bolo, que engloba todas as funcionalidades e concentra os atendimentos em uma única tela. Todos os canais de interação com os pacientes — telefone, redes sociais, WhatsApp, chat no site e Google Meu Negócio — são centralizadas no mesmo ambiente.

Os benefícios são incontáveis, com variadas ramificações de ganhos, de médio e longo prazos:

  • histórico centralizado de todo atendimento;
  • agilidade no atendimento;
  • aumento da produtividade;
  • melhoria na experiência do cliente;
  • visão unificada do atendimento;
  • redução de risco, conformidade com a LGPD e Lei do Call Center;
  • melhoria no tempo de atendimento;
  • redução de custo;
  • ganho de faturamento;
  • otimização de equipe.

    O Escallo é uma plataforma de contact center que permite um atendimento em clínicas cada vez melhor para os clientes em plena era digital. Essas são algumas das soluções de um sistema robusto, impulsionado pelo dinamismo e praticidade, aspectos imprescindíveis para quem deseja ter uma clínica moderna e referência de qualidade em todos os sentidos. Dessa forma, se você gostou deste post e deseja elevar o faturamento da sua empresa com a ajuda de um sistema de gestão completo como o Escallo, solicite agora mesmo uma demonstração de todos os seus recursos e funcionalidades!

    Praticas para gerenciar sua clínica
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