5 formas de reduzir o no-show em sua clínica por meio de uma plataforma de atendimento

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O no-show é um dos problemas enfrentados pelo setor de atendimento que gera impacto em toda a rotina de uma clínica médica. Uma boa plataforma de atendimento pode contribuir para minimizar o problema e ainda oferecer uma experiência diferenciada. 

Em meio aos motivos que levam o paciente a não comparecer no dia e hora marcados, o sistema automatizado é uma solução eficiente. São muitos os recursos que podem ser usados para garantir mais controle no gerenciamento da agenda. 

Neste post, você confere a importância de evitar o no-show e manter o quadro de horários preenchido. Continue lendo e veja as 5 funcionalidades de uma plataforma de atendimento para ajudar você a reduzir essas ocorrências!

O Escallo engloba todos os canais e mídia, como Whatsapp, Instagram Direct, Facebook Messenger e Chat Web. O Escallo é a solução Omnichannel da Futurotec, perfeita para empresas que buscam uma gestão eficiente de atendimentos. Além de se conectar com ferramentas de CRM e software de gestão para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência da empresa.

Com ele, é possível enviar mensagens automatizadas, confirmar agendas e enviar arquivos em PDF, áudio ou link.  Experimente o Escallo Social agora e melhore sua comunicação com os clientes!

Por que é tão importante evitar o no-show?

Para a clínica médica, o no-show não se trata apenas da ausência de um ou mais pacientes, mas um problema que gera muitas consequências. As lacunas da agenda comprometem a parte financeira, administrativa e operacional da empresa. 

No trabalho interno, o preenchimento da agenda demanda o gerenciamento de tempo dos profissionais especializados e a disponibilização de equipamentos e materiais em caso de exames.

Os pacientes, por sua vez, não dimensionam as implicações de se ausentar sem uma justificativa prévia ou remarcação do atendimento. Assim, o no-show provoca brechas que, muitas vezes, não podem ser preenchidas em cima da hora.

Dependendo da especialidade e do tipo de exame, a procura é grande e o horário vago poderia ser preenchido por um paciente que aguarda na espera. Com o aviso antecipado, o setor de atendimento consegue remanejar a agenda e beneficiar aqueles com disponibilidade de comparecimento.

A redução das ocorrências de no-show é um desafio a ser vencido pela gestão, sobretudo, para resguardar as finanças. Cada consulta ou procedimento não realizado significa profissionais sendo pagos sem cumprir a carga horária para a qual foram contratados.

Além disso, todos os equipamentos e maquinários da área médica têm um custo elevado, sendo essencial realizar as consultas e procedimentos para repor o investimento. Com eles parados, o prejuízo somado ao subaproveitamento do capital humano será ainda maior. 

Como uma plataforma de atendimento pode ajudar?

O esquecimento e o imprevisto são comumente os motivos que levam um paciente a se ausentar de um horário agendado. Porém, a clínica médica pode também ter uma parcela de responsabilidade, caso seu sistema de agendamento seja ineficiente.

Em muitas clínicas, o agendamento manual dificulta o acompanhamento e controle dos horários preenchidos. Sem contar que é quase impossível entrar em contato com todos os pacientes para confirmar a presença.

Além do tempo gasto, seria preciso designar um funcionário apenas para essa função, o que aumenta os custos da clínica. Com a automação da agenda é possível resolver diversos problemas ao mesmo tempo.

O Escallo é uma plataforma integrada de atendimento que oferece recursos e funcionalidades para atender às demandas de toda a clínica. Assim, da gestão à operação, o sistema consegue abranger o fluxo de atividades e facilitar o trabalho do gestor e equipes. 

Em relação à agenda, selecionamos 5 funções que você não pode deixar de ter na sua clínica!

1. Envio de lembretes automatizados

Essa funcionalidade permite que os pacientes sejam avisados com antecedência sobre o dia e horário agendados. Também é possível enviar o endereço da clínica e orientações de preparo, caso seja realizado algum procedimento ou exame no dia.

As notificações e lembretes ajudam o paciente a se organizar e não faltar à consulta ou exame na clínica. Dessa forma, em caso de algum imprevisto, dá tempo de cancelar ou reagendar o horário, cedendo o lugar para outro paciente.

2. Envio de confirmação de presença automatizada

O paciente recebe uma mensagem, que pode ser via SMS ou WhatsApp, com todas as informações sobre o agendamento. Nesse momento, ele é orientado a confirmar o horário ou justificar sua ausência, tudo de modo automático.

A interação por bot facilita a comunicação, sem que a clínica precise destinar um atendente para essa atividade e tomar o tempo do paciente ao telefone. Portanto, o processo de confirmação é rápido, sem custo para o paciente, e com um ganho enorme para a clínica no controle da agenda.

3. Reagendamento de consultas e exames

Os sistemas de agendamento utilizados pelas clínicas podem ser integrados ao Escallo, facilitando o reagendamento de forma automática, se necessário. Nossa plataforma de atendimento tem uma interface dinâmica, moderna e inteligente, pronta para se conectar a outras tecnologias.

4. Feedback dos clientes

O feedback logo após os atendimentos é uma forma valiosa de identificar as possíveis causas do não comparecimento dos pacientes. As informações, reclamações, sugestões ou ideias, colaboram para a busca de melhorias do processo de agendamento.

Dar espaço ao paciente para falar sobre os pontos positivos e negativos é uma maneira de envolver o público e aumentar o nível de satisfação. Com os feedbacks, o time de TI consegue enxergar os gaps do sistema, aperfeiçoar a função agendamento, oferecer uma experiência mais satisfatória e reduzir as chances de não comparecimento.

5. Análise de dados

O Escallo é uma plataforma de atendimento completa, que possibilita ao gestor coletar dados sobre os não comparecimentos. Os dados filtrados e minerados se transformam em informações confiáveis, analisadas em relatório para identificar padrões e tendências.

Sabemos que a tomada de decisão é um dos gargalos da gestão e que é preciso ter segurança para decidir sobre o melhor caminho a seguir. Dessa forma, com base nesses insights, é possível ajustar as estratégias para reduzir as taxas de no-show e proporcionar aos pacientes um atendimento acima da média.

A plataforma de atendimento Escallo acompanha o ritmo dos avanços tecnológicos e oferece o que há de melhor, mais moderno e competitivo. Seus recursos de automação vão de encontro a um público cada vez mais digital, que busca de facilidades e soluções rápidas para os problemas e necessidades.Se você gostou deste post é porque está na hora de revolucionar e modernizar o atendimento da sua clínica. Aproveite e entre agora mesmo em contato com a gente e solicite uma demonstração completa da nossa solução Escallo!

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