5 dicas para escolher as frases certas para humanizar o atendimento

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Em uma empresa, o princípio da empatia é se colocar no lugar do outro e humanizar o atendimento, ou seja, tratá-lo com gentileza, entendendo suas necessidades. Um negócio só existe porque os clientes acreditam e investem, seja comprando produtos, seja contratando serviços.

Para manter a fidelização é preciso cultivar um relacionamento de transparência e confiabilidade. O tratamento recebido é, certamente, um dos motivos de permanência. Por meio de frases e expressões mais adequadas é possível encantar o público e encorajá-lo em sua jornada.

Continue lendo e veja como usar a mensagem mais adequada e personalizada em ferramentas como o WhatsApp Business em uma plataforma multicanal!

A importância de humanizar o atendimento

As relações humanas são importantes em qualquer circunstância, pois delas resultam parcerias de sucesso pessoais, profissionais ou empresariais. No caso de uma empresa, ter um bom relacionamento com o cliente requer uma dose de humanização para gerar mais proximidade.

O cliente, quando entra em contato, deseja informações ou está com um problema que precisa ser resolvido. Sendo assim, é que, do outro lado, estejam pessoas que saibam ouvir e entender a dor desse cliente, para propor uma solução personalizada.

Durante o atendimento, o tom e o tipo de abordagem são determinantes para que a experiência seja agradável e surpreendente. Ao humanizar o atendimento, a empresa está dizendo o quanto se importa e que é confiável.

Quanto mais a equipe demonstrar interesse em compreender suas necessidades e sanar sua dor, maiores as chances de corresponder às expectativas. Um consumidor satisfeito se torna um cliente encantado e fidelizado.

As dicas de como implementar frases adequadas no atendimento ao cliente

No intuito de engajar, fidelizar e encantar o cliente, muitas são as palavras e frases usadas de forma estratégica. Entretanto, é primordial encontrar o momento certo para cada tipo de interação, de modo que o cliente seja impactado positivamente.

Para evitar frases aleatórias e fora de contexto, trouxemos 5 dicas para ajudar você a encaixar corretamente cada expressão — nas mensagens automáticas do WhatsApp Business ou no chat web — de acordo com cada situação. Confira!

1. Agradecimento ao cliente pela compra

Em tempos de grande competitividade, o agradecimento ao cliente pela compra e preferência deve fazer parte do manual de atendimento. Entretanto, as frases prontas e comuns às mais diversas empresas não encantam os consumidores.

O agradecimento personalizado pela confiança, acompanhado de uma sutil referência à aquisição dos produtos ou serviços, seguido de total abertura a sugestões ou críticas pode fazer total diferença e surpreender o consumidor.

Nesse contexto, a empresa mostra seus esforços em atender seus clientes, mas se coloca flexível caso seja necessário, de alguma forma, melhorar seu negócio. Tratar o cliente pelo nome e citar detalhes da compra humaniza e aproxima o público.

Aqui, você pode usar:

Olá, Antônio, tudo bem?

Agradecemos por escolher nossos produtos ou serviços e depositar confiança em nossa empresa. Esperamos que esta seja uma parceria longa e de muito sucesso. Por isso, estamos à disposição e abertos a sugestões ou críticas, sempre em busca de oferecer o melhor a você e a todos os nossos clientes!

2. Agradecimento ao receber um feedback negativo

Se um cliente oferece um feedback negativo, com críticas ou reclamações sobre o produto ou serviço, deve ser recebido com agradecimento. Isso porque, por mais que o retorno seja negativo, precisa ser visto como oportunidade de melhoria.

Um cliente insatisfeito pode apenas deixar de comprar da sua empresa e se tornar um detrator por essência. Entretanto, se ele entra em contato e apresenta seu descontentamento é porque existe, ainda que instintivamente, o desejo de resgatar a relação de confiança.

A mensagem deve ser, portanto, um agradecimento sincero pela oportunidade de reconhecer e corrigir o erro, com total empenho para encontrar soluções mais apropriadas. Caso não seja possível resolver o problema em tempo hábil, o cliente deve ser notificado e recompensado com a troca, com um desconto ou reembolso do valor da compra.

Um exemplo de mensagem:

Olá!

Queremos agradecer por enviar o feedback e nos conceder a chance de corrigir o problema, buscando soluções que atendam às suas necessidades. Estamos trabalhando para um retorno breve e satisfatório.

Agradecemos a confiança!

3. Saudação automática

Sempre que o cliente entrar em contato, ele pode e deve receber uma mensagem automática de saudação. Mesmo em um ambiente virtual, comandado por bots, o público ficará satisfeito em ser recebido com uma mensagem humanizada.

No WhatsApp ou no chat web, é possível deixar uma mensagem calorosa, como:

Olá, esperamos encontrar você bem e com saúde!

Agradecemos por entrar em contato com a nossa empresa e desejamos boas-vindas. O que podemos fazer por você hoje?

4. Ausência no WhatsApp Business

Apesar do formato 24 horas por dia e 7 dias por semana, em alguns horários não há movimento comercial na empresa para dar continuidade ao atendimento. Por isso, a mensagem de ausência no WhatsApp Business deve ser cadastrada e personalizada..

Com ela, a empresa justifica a ausência e o cliente não fica sem resposta, além de saber que, no dia seguinte, alguém entrará em contato. Um exemplo:

Olá, obrigado por entrar em contato com a nossa empresa!

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, por isso, neste momento não estamos disponíveis.

Se preferir, deixe uma mensagem com o resumo da sua solicitação e retornaremos em breve para prosseguirmos com o atendimento!

5. Lembrete de horário agendado

Para uma reunião agendada ou uma consulta marcada, é possível criar uma mensagem automática lembrando sobre o compromisso, próximo da data e horário correspondente.

Dessa forma, caso o cliente tenha se esquecido ou esteja com algum imprevisto, terá a chance de justificar sua ausência e solicitar o reagendamento. Essa é uma ação que evita perda de tempo, retrabalho ou prejuízo financeiro por hora parada.

Como exemplo, você pode usar:

Olá, como vai?

Esta mensagem é para lembrar do seu compromisso agendado para o dia XX, no horário YY. Caso não seja possível comparecer, por favor, entre em contato conosco e solicite o reagendamento.

Agradecemos!

Uma plataforma multicanal pode ajudar

Em uma plataforma multicanal, como o Escallo, você pode cadastrar as mensagens nos canais de atendimento e ter diferentes tipos de abordagens. Assim, a padronização pode ajustar as mensagens e assegurar retorno automático aos clientes.

As soluções tecnológicas chegaram para permitir uma interação mais rápida, o que não quer dizer que não seja preciso humanizar o atendimento. Com o uso de frases adequadas, mesmo quando automatizadas em um sistema integrado, o cliente se sentirá acolhido e valorizado.

Aproveite a visita em nosso blog e veja 4 motivos para automatizar o atendimento ao cliente da sua empresa via WhatsApp!

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Plataforma Escallo
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4 thoughts on “5 dicas para escolher as frases certas para humanizar o atendimento

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    common side effects include blurry vision, redness of the eye, itchiness, and darkening of the iris. latanoprost is in the prostaglandin analogue family of medications. it works by increasing the outflow of aqueous fluid from the eyes through the uveoscleral tract.

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    meta-analysis suggests that latanoprost is more effective than timolol in lowering intraocular pressure (iop). however, it often causes iris pigmentation. while current] evidence suggests that this pigmentation is benign, careful lifetime evaluation of patients is still justified.

    closed-angle glaucoma
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