4 tecnologias para avançar no atendimento ao cliente em 2023

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A cada ano há um avanço na tecnologia, o que não será diferente, sobretudo, para a área de atendimento ao cliente em 2023. São os reflexos de um período em que o consumidor aprendeu que é possível ir além da compra de produtos à distância.

Prestadores de serviços da saúde, educação e provedores de internet podem se valer de soluções e ferramentas para facilitar a vida dos clientes. A tendência é um atendimento ainda mais ágil, dinâmico e humanizado, mesmo com suas etapas automatizadas.

Neste post, você confere os impactos da inteligência tecnológica na relação entre empresas e seu público. Continue lendo e veja 4 tecnologias que prometem revolucionar ainda mais o atendimento ao cliente em 2023!

Quais são os impactos da tecnologia no atendimento ao cliente?

A tecnologia mudou a forma como as pessoas, de modo geral, se relacionam com as empresas dos mais diversos segmentos. Os clientes passaram a ter mais autonomia no contato e na hora de comprar produtos ou adquirir serviços.

Com as possibilidades de autoatendimento é o cliente quem escolhe o melhor momento para falar com a empresa. Pelas regras da nova Lei do SAC, é preciso manter um canal ativo e disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Assim, caso o cliente não deseje ou precise falar com um atendente, poderá entrar em contato a qualquer hora do dia ou da noite. Para quem tem uma rotina atribulada, sem tempo para resolver pequenos problemas, ter a opção do autoatendimento faz total diferença.

Seja para solicitar a segunda via de um boleto, seja para agendar uma consulta médica, os recursos e soluções tecnológicas são sinônimo de facilidades. Aliados às estratégias de marketing e vendas, podem fortalecer o relacionamento e fidelizar os clientes.

Como melhorar o atendimento ao cliente em 2023? Veja 4 tecnologias que podem fazer a diferença

O mercado muda a todo momento e exige que as empresas acompanhem o ritmo se não quiserem perder espaço. É sempre possível inovar e melhorar para satisfazer um público exigente, que não pensará duas vezes antes de migrar para a concorrência.

No atendimento ao cliente são muitos os caminhos possíveis para corresponder às expectativas, e um deles é tecnológico. As soluções automatizadas ganham cada vez mais espaço e proporcionam às empresas elementos que podem ser usados a favor do negócio.

Entre as muitas alternativas, selecionamos 4 tecnologias para ficar de olho e considerar no atendimento ao cliente da sua empresa em 2023. Confira!

1. Inteligência Artificial (IA)

Aplicação capaz de imitar o comportamento humano e prestar um atendimento humanizado, a IA é essencial no autoatendimento. Quando usada em diversas funcionalidades de um sistema multicanal pode agregar valor ao atendimento.

No Escallo, por exemplo, a Inteligência Artificial é aplicada no chatbot e no BI-relatórios inteligentes. Com um menu inteligente e fácil de usar, o cliente consegue, sozinho, resolver problemas, obter respostas e orientações sem precisar da ajuda de um atendente.

Levando em conta as principais dúvidas e os serviços mais utilizados, a IA desenvolve soluções práticas e personalizadas. Dessa forma, a autonomia e ganho de tempo são os principais benefícios para os clientes e público em geral.

Para a empresa, enquanto o chatbot, por exemplo, absorve os atendimentos simples, a equipe focará nos mais rentáveis. Sem contar que, em caso de aumento do número de clientes, não será necessário contratar mais funcionários, em um primeiro momento, para suprir a demanda.

2. WhatsApp Business

A versão empresarial do aplicativo de mensagens instantâneas caiu nas graças dos clientes e muitos já preferem esse canal de atendimento. Considerando que grande parte da população brasileira tem um smartphone e que muitos são usuários do aplicativo, as empresas podem se beneficiar desse recurso. 

O WhatsApp de negócios oferece possibilidades de autoatendimento por meio de um menu de direcionamento. A cada avanço nas alternativas, o cliente se aproxima do que precisa e, muitas vezes, consegue finalizar seu atendimento sem a intervenção de um atendente.

3. Voicebot

Os canais de voz não perderam espaço e o voicebot está mais vivo do que nunca, viabilizando os atendimentos por meio da Unidade de Resposta Audível, a URA. Esse tipo de interação, pelo reconhecimento de voz, tende a agradar públicos que ainda estão acostumados com a central telefônica, como as pessoas idosas.

Apesar de um atendimento autogerenciado e automatizado, a URA, com seus áudios pré-gravados, transmitidos por uma voz personificada, aproxima os clientes. Com a sensação de falar com um atendente, porém, em uma comunicação mais dinâmica, é uma opção que você pode disponibilizar no atendimento.  

4. Laudos

Na saúde, a tecnologia já era amplamente utilizada nas salas de cirurgia e de realização de exames. Agora, suas soluções e ferramentas oferecem um atendimento mais completo, com o envio de laudos e resultados para os pacientes.

O envio, por meio de uma plataforma com o Escallo, pode ocorrer por e-mail ou pelo WhatsApp, conforme a preferência do paciente. Com segurança, somente o paciente terá acesso aos resultados por meio de uma senha.

Já na clínica ou laboratório, os ganhos financeiros são muitos, desde a redução com papel e impressão até a disponibilidade de mão de obra específica para emissão e entregas dos laudos.

A vantagem competitiva é um desafio constante para qualquer tipo de negócio, o que exige uma visão focada no futuro sem, contudo, deixar o presente de lado. O atendimento ao cliente em 2023 traz uma expectativa positiva para todos os setores da economia, mas é preciso agir o quanto antes para sair à frente.

Se você gostou deste post e deseja melhorar o seu atendimento com a ajuda da tecnologia, que tal aproveitar para conhecer o Escallo e suas funcionalidades? Solicite uma apresentação gratuita e veja como essas soluções se aplicam no dia a dia da sua empresa!

Plataforma Escallo
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