4 pontos para melhorar a experiência digital do cliente

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A experiência digital do cliente é um dos aspectos mais importantes nas estratégias de customer success, o que vale para praticamente qualquer tipo de negócio. Com a competitividade e as oscilações do mercado, é preciso melhorar os meios de interação e contato.

Considerando a presença constante do consumidor no ambiente online, esse é um ponto de atenção para os empreendedores. Por isso, quem deseja aumentar as chances de se comunicar com o público certo deve pensar em boas alternativas.

Mas, afinal, o que é a experiência digital e por que ela é tão importante para um negócio? Continue lendo e veja 4 pontos que você deve explorar para garantir o melhor relacionamento entre o cliente e a sua marca!

O que é a experiência digital?

É o resultado da interação entre o público de modo geral e a empresa por meios e canais online, possível em função do uso de tecnologias digitais. Com isso, o usuário cria impressões positivas ou negativas, que determinam seu grau de satisfação com o atendimento.

Para que ela seja agradável, é preciso desenvolver estratégias para aprimorar o atendimento virtual. A soma de todos os esforços para oferecer excelência é o que torna uma empresa diferenciada em meio a tantas que atuam no ambiente online.

Com a transformação digital, o consumidor passa cada vez mais tempo diante de um computador ou smartphone e espera resolver seus problemas à distância. Das compras ao agendamento de um serviço online, tudo o que ele quer é ter soluções ágeis e eficientes.

A experiência digital engloba toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a decisão de compra. Entretanto, é importante que a empresa não pense apenas em vender e ter lucro, mas criar um relacionamento consistente, estar presente na memória do público-alvo e fortalecer sua imagem no mercado.

O que fazer para melhorar a experiência digital do cliente?

Sempre que o consumidor tiver um problema e pensar na sua empresa para soluções possíveis, é um sinal de que em algum momento a experiência foi agradável. 

Para se manter, é essencial ter boas opções de atendimento e interação que favoreçam a comunicação com todo tipo de público.

1. Tenha um site

Uma pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica, com 350 empresas em todo o Brasil, entre janeiro e fevereiro de 2020, apurou que somente 38% das empresas têm site próprio. Isso quer dizer que esse pode ser um diferencial da sua empresa na interação com o público online.

No site é possível publicar diversos tipos de conteúdo em imagens, vídeos e textos, sempre com um tom didático e esclarecedor. Além de responder a diversas dúvidas, um site bem desenvolvido traz mais visibilidade para a empresa, aumentando suas oportunidades de conversão e vendas.

Para oferecer um atendimento online, você pode implementar um chat no formato 24 horas por dia, 7 dias por semana e, assim, garantir a disponibilidade em tempo integral. Isso pode ser feito por meio de uma solução integrada, o que agrega valor e utilidade ao site.

2. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

O Google é um grande parceiro dos consumidores e empresas, sempre empenhado em oferecer recursos para promover bons encontros. Assim, nasceu o Google Meu Negócio, que permite que uma empresa seja encontrada utilizando variadas formas de pesquisa.

Desse modo, o usuário pode recorrer ao buscador ou ao Google Maps, buscando a sua empresa pelo nome, localização geográfica ou produtos e serviços. É uma ferramenta gratuita e altamente eficiente, que permite que uma empresa tenha suas principais informações disponibilizadas no maior buscador do planeta:

  • nome comercial da empresa;
  • endereço do negócio;
  • número de telefone;
  • formas de pagamento;
  • horário de funcionamento;
  • outras informações sobre o negócio.

3. Invista em redes sociais 

Todas as redes sociais estão repletas de usuários pelos mais diversos motivos, mas com alguns objetivos comuns, sendo um deles o de aproveitar a interatividade online para ganhar tempo e resolver questões sem precisar sair de casa.

Assim, do público idoso à geração millennials, as pessoas estão conectadas às redes, distribuídas nos formatos de preferência. Se você deseja alcançar um público maior e ser uma marca diferenciada, considere marcar presença em redes como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Com as interações nas redes e comentários dos usuários, você pode ter insights para ajudar a melhorar os serviços e atendimento da sua empresa. Contudo, tenha sempre o cuidado de responder a todos, independentemente do assunto abordado.

4. Ofereça um atendimento multicanal

Uma solução multicanal abrange todos os tipos de canais de atendimento, muitos deles passando pelos meios digitais. Em uma plataforma, o atendimento pode ser realizado pelo telefone, chat, Messenger ou WhatsApp.

A integração destes canais permite mais agilidade no atendimento, garantindo que o consumidor, usuário ou cliente não espere para ser atendido. Sendo integrado, se uma pessoa iniciar o atendimento pelo chat, por exemplo, poderá continuar pelo WhatsApp ou via atendimento telefônico.

Sem contar que uma solução automatizada produz dados e informações importantes sobre a performance do setor de atendimento. É possível saber quantas pessoas foram atendidas, os canais mais utilizados, além do tempo médio de atendimento.

A satisfação do cliente depende de um conjunto de ações estratégicas, mas, sobretudo, do uso dos mais inteligentes e eficientes instrumentos digitais. A empresa que entende a importância de adotar uma cultura digital em seu negócio sai à frente para manter a vantagem.

Como você viu, diversos são os meios de interagir e se comunicar para causar um impacto positivo e garantir a qualidade da experiência digital do cliente. Por isso, considere as nossas dicas e seja uma empresa revolucionária no atendimento ao cliente.

Agora que você já sabe sobre a importância de marcar presença na internet, aproveite para conhecer o data driven e entender como a análise de dados pode afetar diretamente seus resultados! 

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