3 séries e 3 filmes para entender a importância de investir no sucesso do cliente

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Os filmes e séries, além do entretenimento, podem ser verdadeiras fontes de inspiração para investir no sucesso do cliente. No desenrolar da história vão surgindo insights que, se usados nas práticas do dia a dia, trazem uma experiência diferenciada ao cliente.

No entanto, é importante identificar o que faz sentido para o negócio e se é aplicável aos perfis de público da sua empresa. Vale associar as ideias aos métodos e ferramentas para oferecer um atendimento personalizado.

Foi pensando nisso que trouxemos, neste post, 3 séries e 3 filmes que relacionam o sucesso do cliente e mostram como é importante se preocupar com a jornada e não apenas com os resultados!

O customer success baseado em 3 séries e 3 filmes

Se você chegou até aqui é porque enxerga no cinema muito mais do que um momento de lazer com sessão de pipoca. Para quem é visionário e está sempre empreendendo, seja por investimento, seja por  ideias, existem diversos mecanismos de desenvolvimento da criatividade.

Assim são os filmes e séries com elementos que, aliados a outros recursos da empresa, ajudam a criar as estratégias de sucesso do cliente. Selecionamos 3 exemplos de cada um para você se inspirar e utilizar no seu negócio!

Séries

1. Lie To Me

A história gira em torno do Dr. Cal Lightman, especialista em analisar o comportamento das pessoas por meio das expressões faciais, linguagem corporal e detecção de mentiras. Com suas habilidades aguçadas, ele ajuda a desvendar os crimes. 

Como associar esse enredo ao customer success? No atendimento ao cliente é fundamental ter no time profissionais que saibam fazer a leitura das necessidades do cliente, até mesmo quando ele não consegue expressar o que tem em mente.

Quando o cliente procura uma empresa para contratar os serviços, espera encontrar a solução para os seus problemas. É nesse sentido que a série ajuda a despertar o desejo de se tornar especialista e caminhar um passo à frente do cliente.

2. Silicon Valley

A série é ambientada no Vale do Silício, na Califórnia, um dos berços da tecnologia, e conta a história de quatro programadores que desenvolvem um algoritmo inovador. O próximo passo é decidir pela venda do projeto, que pode render muito dinheiro ou continuar com o  produto e atrair investidores.

No desenrolar, a série traz um personagem que, antes da abordagem, estuda detalhadamente o perfil do investidor para apresentar os argumentos certos e convencê-lo a acreditar no projeto.

A mensagem da série para o customer success é: conheça bem o seu cliente, antes mesmo de ele se tornar efetivamente um cliente. As informações prévias são importantes para gerar confiabilidade na hora de uma reunião decisiva de fechamento do contrato.

O cliente deve confiar que sua empresa é capaz de oferecer exatamente o que ele precisa ou espera para impulsionar seu próprio negócio. Desde o início é preciso apresentar um plano consistente de atendimento, as projeções de médio e longo prazo, bem como os resultados esperados.

3. Black Mirror

Quando o assunto é tecnologia e inovação, Black Mirror figura no topo das séries por apresentar os impactos da tecnologia na vida das pessoas. As temporadas exploram ao máximo o quanto os recursos tecnológicos estão dominando o mundo. 

Os insights são para mostrar que, se sua empresa ainda não se rendeu às facilidades da tecnologia, pode estar perdendo clientes por isso. Afinal, o sucesso do cliente está em agilizar o atendimento e proporcionar uma experiência ágil, simplificada, mas eficiente, sendo a tecnologia um instrumento capaz de reunir todos esses aspectos em uma mesma plataforma.

Filmes

1. Joy: O Nome do Sucesso

Sabemos que pequenos insights podem produzir grandes ideias, e esse é tema central desse filme, que traz o empreendedorismo feminino como força competitiva. A película mostra que oportunidades devem ser aproveitadas e que se você não faz, alguém vem em seguida e pode ficar milionário por isso.

Se você é um empreendedor, aprenda a ler nas entrelinhas, visualizando o que o seu negócio precisa para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar as chances de sucesso. Pode ser necessário treinar a equipe de atendentes ou investir em soluções inovadoras — o importante é não ficar para trás e buscar melhoria contínua.

2. À Procura da Felicidade

A história do Chris, protagonista do filme, é comovente, e há quem não consiga assistir a filmes de drama. Entretanto, estamos diante de uma verdadeira lição de persistência, estratégia e empreendedorismo.

Você pode, assim como o personagem, se sentir perdido em seu negócio, sem saber o que fazer para dar certo. O filme mostra que para ele não existe plano B, ou seja, é momento do tudo ou nada, para quem já perdeu tudo.

A mensagem é: se você acredita no seu negócio, mesmo diante das dificuldades, siga em frente. O que parece impossível ou inviável, a princípio pode ser tudo o que você precisa para alavancar seu negócio, por isso, analise bem as alternativas e considere a opinião de especialistas para chegar onde deseja.

3. Capitão Fantástico

Um pai, criando seus seis filhos nas florestas de Washington, longe do convívio com a civilização e que impõe uma rigorosa rotina de aventuras, que em algum momento se vê forçado a voltar para a cidade e se adequar a um mundo tão diferente.

Mas, qual é a mensagem do filme em relação ao sucesso do cliente? Trouxemos para você alguns insights:

  • o cliente é único — para cada um dos filhos, o personagem, junto com a esposa, deu um nome inventado, para que fossem únicos e diferenciados;
  • trate seu cliente como gostaria de ser tratado — se cada cliente é único, suas necessidades e expectativas merecem um olhar atencioso e personalizado para entender exatamente o que ele precisa;
  • o cliente deve enxergar o próprio sucesso — o personagem percebe que cada filho tem uma perspectiva diferente daquela traçada por ele e entende que é preciso equilibrar suas projeções, com o que é na realidade.
  • satisfação do cliente — como promover mudanças e sugerir melhorias sem saber se o cliente está ou não satisfeito? É fundamental fazer pesquisas para medir o grau de satisfação com o serviço e o atendimento;
  • o que é sucesso para o cliente — antes de criar estratégias e colocar as ações em prática, é preciso compreender o que o sucesso significa para o cliente, o que pode ser um problema resolvido, um atendimento personalizado ou a facilidade de uso de uma ferramenta;
  • a retenção pode ser diferente de sucesso — manter o cliente a qualquer custo pode não significar que ele está satisfeito e que você oferece o melhor serviço, por isso, avalie sempre o conjunto para saber se, de fato, sua empresa está contribuindo positivamente.

Você percebeu como as séries e filmes podem ajudar na construção das estratégias de customer success? Assim, é possível aproveitar um momento de descanso para refletir sobre o negócio e formular ideias que sejam a virada de chave para ganhar de vez a fidelidade do seu público.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita para conferir mais um artigo, dessa vez sobre os 5 filmes de gestão de pessoas para inspirar sua carreira?

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