3 passos para receber mais avaliações positivas do seu cliente

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Ter a aprovação dos clientes é um dos maiores desafios de uma empresa e as avaliações positivas ajudam muito nesse sentido. Por elas é possível identificar e aprimorar o que está dando certo.

É preciso atentar para o fato de que o consumidor atual tem levado em conta a experiência de outros usuários antes de tomar sua decisão de compra. As avaliações são, portanto, parâmetros de análise e comparação sobre a compra ou contratação de serviços.

O objetivo deste post é falar sobre como as avaliações positivas exercem influência no comportamento do consumidor antes de realizar uma compra. Continue lendo e veja como avaliar, receber e dar feedbacks seguindo 3 dicas importantes!

Como as avaliações positivas impactam na decisão de compra?

O acesso fácil a todo tipo de produto e serviço aumenta a competitividade e coloca as empresas em uma posição de alerta constante. É preciso criar diferenciais para sobressair, conquistar espaço no mercado e a preferência dos clientes. 

Uma das formas de saber sobre a aceitação é analisando os resultados das avaliações de satisfação com os produtos ou serviços. Quando positivas, elevam o nome da marca a um patamar de referência, o que faz aumentar a procura pelos consumidores.

No entanto, é preciso ter cuidado, pois não só as avaliações realizadas pela empresa podem ser suficientes. Muitos consumidores e clientes consideram a opinião de quem consumiu ou consome regularmente o que a marca vende para, só então, fazer uma aquisição.

O volume de informações que circula pela internet nos sites, blogs ou redes sociais, é grande e suficiente para influenciar aqueles que têm dúvidas sobre uma ou outra marca. É fundamental identificar os pontos de melhoria e fazer mudanças para proporcionar um excelente atendimento e uma experiência única.

Para isso, é preciso filtrar as avaliações, analisar e interpretar os feedbacks para responder da forma correta. Os clientes, quando interagem em qualquer canal e avaliam o produto ou serviço, esperam obter alguma resposta, nem que seja de agradecimento pela participação.

Já aqueles que deixam considerações, como elogios e recomendações compartilhando suas experiências, merecem uma resposta mais elaborada e até mesmo algum benefício, que pode vir em forma de desconto ou bônus, por exemplo.

O que fazer para garantir avaliações positivas dos clientes?

A qualidade no atendimento é a porta de entrada para a satisfação dos clientes, mas não se faz sozinha. Cabe à gestão, junto com líderes e times, criar estratégias e ações que potencializam uma visão positiva dos clientes sobre a empresa.

Pensando nisso, trouxemos alguns passos que você pode seguir para fortalecer os vínculos com o seu público e ter um retorno de avaliações positivas!

1. Jamais ignore as avaliações

É imprescindível que todas as avaliações sejam respondidas o mais rápido possível, sobretudo, as negativas. Quanto mais ágil for a reparação e solução de um problema, maiores as chances de o cliente perdoar o deslize e continuar comprando da empresa.

As avaliações positivas são um combustível para manter o padrão de atendimento e prestação de serviços, por isso devem ser conferidas e respondidas. É essencial compartilhar com as equipes para manter a motivação de todos que, direta ou indiretamente, se relacionam com os clientes.

2. Personalize as respostas

Um erro comum das empresas é dar a mesma resposta para todas as avaliações de clientes, o que sugere uma falta de cuidado individual e personalizado. Para cada avaliação, analise bem a resposta, pensando em como o cliente receberá seu feedback. 

O retorno rápido é necessário, no entanto, deve ser estrategicamente pensado, ainda mais para avaliações que requerem solução ou retratação por parte da empresa. A resposta pode ser curta ou longa, desde que do outro lado o cliente se sinta satisfeito com a réplica.

3. Conte com um sistema integrado de atendimento

A melhor forma de receber avaliações positivas é se antecipar às reclamações e evitar que o cliente se sinta insatisfeito. Com uma plataforma de atendimento que integre os canais e centralize as informações, será mais fácil acompanhar e gerenciar o histórico de cada chamada.

O Escallo é uma plataforma de atendimento multicanal capaz de dar todo o suporte que você precisa para atender bem os clientes e gerar avaliações positivas. Isso porque o sistema integra todos os canais de atendimento, permitindo respostas e soluções ágeis.

Além disso, com a pesquisa de satisfação baseada na ferramenta NPS, é possível entender como o cliente se sente, em uma escala de 0 a 10 em relação à sua empresa. Com isso, entre promotor, neutro e detrator, você consegue se antecipar e evitar que, ao final, o retorno seja negativo.

O Escallo permite a criação de indicadores com geração de relatórios que ajudam a medir a satisfação. Por meio do software, a gestão acompanha as interações dos clientes e mensura os aspectos que demandam cuidados e ajustes.

Com a tecnologia em alta, as soluções estão a favor dos negócios, independentemente da área de atuação. O consumidor, cada vez mais digital, já não se prende a marcas que não estejam dispostas a oferecer o melhor atendimento, além de produtos e serviços.

Um atendimento personalizado, baseado em uma escuta ativa e total foco nas necessidades, dores e preferências dos clientes, tem grande chance de desaguar em avaliações positivas e gerar uma relação confiável e duradoura com cada um dos seus clientes. 

Se você gostou deste post e está em busca de uma ferramenta que ajuda a canalizar os atendimentos e promover a satisfação do seu público, entre agora mesmo em contato com a gente e solicite uma apresentação completa do sistema Escallo! 

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