3 passos para automatizar a experiência do cliente

Sumário

Ter consumidores satisfeitos é resultado de um bom trabalho realizado na empresa. Automatizar a experiência do cliente é parte importante nesse processo. Afinal, praticidade, agilidade e segurança são os pilares da satisfação dos consumidores.

Com o avanço do ambiente virtual, as pessoas estão mais exigentes em relação às empresas, aos produtos e aos serviços. Portanto, elas fazem minuciosas pesquisas antes de realizar qualquer aquisição pela internet. 

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de automatizar a experiência do cliente e como fazer isso. Então, continue a leitura para saber mais!

O que significa a experiência do cliente?

Experiência do cliente, ou Customer Experience (CX), é a nomenclatura que se dá para impressões e sentimentos que o consumidor tem de uma empresa. Ou seja, é a imagem que a marca passa para as pessoas durante os momentos de interação.

A experiência do cliente é um processo mais amplo. Ela começa no conhecimento que o consumidor tem da marca, passa pela compra e permanece no pós-venda. Portanto, é um trabalho que deve ser feito minuciosamente em todas as etapas da jornada do consumidor.

Qual a importância da experiência do cliente?

A experiência do cliente é de suma importância para uma empresa, pois ela tem grande impacto na decisão de compra do consumidor. Ou seja, é muito mais do que só qualidade do produto e preço competitivo. 

Grande parte dos clientes lê o que outras pessoas estão dizendo sobre a marca, o produto ou serviço que ela comercializa. As avaliações em aplicativos ou até mesmo as postadas no Google são critérios de decisão dos consumidores. Afinal, ninguém vai querer comprar de uma empresa que não demonstra se preocupar com o cliente. 

Portanto, é extremamente importante que os empreendimentos tenham uma cultura focada no cliente. O mundo está cada vez mais digital, com o acesso à informação mais facilitado. Isso fez com que as pessoas evoluíssem, chegando à era do consumidor 5.0.

Em resumo, trata-se de clientes fortemente ligados à tecnologia e ao digital. São aqueles que pesquisam e fazem suas compras na internet, tanto de produtos quanto de serviços. Por isso, automatizar a experiência do cliente vai fazer com que esse público se fidelize à marca. 

Como automatizar a experiência do cliente?

Automatizar a experiência do cliente dá mais autonomia ao consumidor. Além disso, deixa a interação mais ágil, prática e segura. A seguir, separamos 3 serviços que você pode aplicar no seu negócio. Confira!

1. Confirmação automática de agenda

Para os empreendimentos voltados para a saúde, a confirmação automática de agenda é uma ferramenta importante. Assim por meio dela, é feito um contato com o cliente para lembrá-lo de uma consulta ou exame e enviar informações de preparo, disponibilidade de estacionamento, entre outras possibilidades.

Essas interações podem ser feitas por telefone, redes sociais, SMS ou WhatsApp, por exemplo. A automatização desse serviço traz resultados positivos tanto para o negócio quanto para a experiência do cliente. 

Afinal, o paciente ganhará ao ser notificado dos seus compromissos, os colaboradores terão redução no trabalho manual e a clínica não perderá dinheiro por ausência.

2. Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação do cliente é um recurso essencial para qualquer empresa. Pedir a opinião do consumidor demonstra certo desejo em escutá-lo e é uma oportunidade de entender o que pode ser melhorado internamente.

Pelas respostas positivas recebidas consegue-se mensurar a eficiência, manter o seu padrão e agradar ainda mais os clientes que já se dizem satisfeitos. Quando negativas, é possível saber exatamente o que deve melhorar para conquistar novamente os consumidores insatisfeitos.

A automatização desse serviço trará respostas mais sinceras. Isso porque, nesse caso, a pesquisa de satisfação é enviada logo após o encerramento da interação com o cliente. Ou seja, ele ainda estará com a mente fresca em relação à experiência que acabou de vivenciar.

Vale destacar que a pesquisa de satisfação automática pode ser feita em qualquer canal de atendimento utilizado, como telefonia, WhatsApp, chat web, entre outros.

3. Autoatendimento por meio do chatbot

O chatbot para empresas se tornou um serviço essencial. Trata-se de um software que é previamente programado para orientar pessoas que entrarem em contato com a empresa. Dessa forma, as respostas são dadas com base nos serviços ou produtos oferecidos pelo negócio e nas principais interações dos clientes. 

Essa ferramenta dá mais praticidade e autonomia ao cliente. Por outro lado, desafoga a central de atendimento ao conseguir tirar as dúvidas dos consumidores, sem precisar passar por um atendimento humano. 

Sua base de desenvolvimento é a inteligência artificial (IA). Ela absorve características da interação entre pessoas para humanizar o atendimento. Em relação a automatizar a experiência do cliente, o chatbot é fundamental por oferecer recursos como:

  • informações de agendamento;
  • segunda via de boleto;
  • identificação do cliente;
  • desbloqueio por confiança para provedores de internet.

A importância da automação

Automatizar a experiência do cliente significa dar mais autonomia, agilidade, segurança e facilidade durante a interação com a empresa. Atualmente, os consumidores estão em busca de soluções rápidas para os seus problemas e que tenham qualidade.

Uma empresa que oferece o que eles querem terá resultados muito positivos. Ao mesmo tempo, o contrário pode ser desafiador. Afinal, os clientes buscam saber na internet o que outras pessoas disseram em relação à marca. 

Por isso, em um mundo digital, automatizar a experiência do cliente é um caminho essencial para quem deseja se destacar no mercado. Com o Escallo, você pode ter tudo isso na sua empresa. 

A nossa plataforma de atendimento multicanal oferece uma interação ágil e personalizada com o seu público. Com ela, você consegue:

  • aumentar a sua receita com a priorização de atendimentos mais rentáveis;
  • evitar trabalho manual com a automatização de serviços;
  • recuperar chamadas ao fazer uma gestão inteligente das filas de atendimento;
  • evitar erros humanos, permitindo configurar gravações automáticas para informar os clientes sobre algum procedimento;
  • melhorar a relação com seus clientes por meio das pesquisas de satisfação;
  • avaliar seu atendimento por meio de indicadores qualitativos e quantitativos. 

Gostou do artigo e quer automatizar a experiência do cliente na sua empresa? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e saiba como o Escallo pode ajudar!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳