3 motivos para manter o canal de telefone ativo para atender

3 motivos para manter o canal de telefone ativo para atender

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Um atendimento diferenciado oferece facilidades para que o cliente possa entrar em contato com a empresa e resolver seus problemas. Por isso, apesar da praticidade dos chats e aplicativos, manter um canal de telefone é imprescindível. 

Além dos variados perfis de público, a nova Lei do SAC exige a disponibilidade de um canal para que o cliente possa falar. Mesmo com o avanço tecnológico, o telefone ainda é muito utilizado para a solicitação de serviços, especialmente pelas pessoas idosas

Neste post, falamos da importância de ter um atendimento multicanal para contemplar todo o público da empresa. Continue lendo e veja 3 bons motivos para permanecer com um canal de telefone em seu call center!

Qual a importância de ter mais canais de atendimento?

O atendimento ao cliente está modernizado, considerando as inovações tecnológicas e o próprio comportamento do consumidor. Logo, a empresa que não aderir a esse movimento e ampliar seus canais, perderá espaço no mercado. 

Com a internet funcionando 24h por dia, já não é mais preciso esperar o dia seguinte para agendar ou solicitar um serviço. Pelo chat ou aplicativo, seguindo as orientações do menu comandado por bots, é possível resolver uma série de pendências. 

O problema é que nem todas as pessoas têm intimidade ou preferência pelas versões digitais de atendimento. Por isso, o canal telefônico ainda é uma das principais formas de comunicação com leads, consumidores e clientes. 

Uma central de atendimento multicanal amplia o leque de comunicação e a capacidade de atender mais pessoas em menos tempo. Sem contar que um sistema centraliza as chamadas e as distribui rapidamente, de acordo com a necessidade de cada pessoa. 

Os atendimentos simples e sem necessidade de interação com um atendente são resolvidos por meio dos canais de bot. Assim, a equipe fica liberada para uma escuta mais ativa pelo canal de telefone, dando a atenção que cada cliente merece.

Por que manter um canal de telefone ativo? Veja 3 razões para não eliminar esse meio de contato

Quando o telefone foi inventado, em 1876, revolucionou o modo de comunicação entre as pessoas, e de lá para cá se tornou essencial. Especialmente no mundo corporativo, a telefonia se mostrou altamente eficaz, quando a internet ou a digitalidade ainda não eram a potência de hoje. 

Mesmo com o passar dos anos, continua sendo um dos canais mais utilizados, não importa o tipo de negócio ou porte da empresa. Por isso, listamos 3 bons motivos para você continuar com o atendimento telefônico na sua empresa!

1. Muitos clientes preferem o telefone

A preferência das pessoas pelo telefone pode se dar por diversos motivos, entre eles, a interação por voz, a necessidade de explicar sobre o que precisa ou por falta de habilidade com os canais digitais. 

Para o público da terceira idade, por exemplo, nascido em uma era analógica, talvez seja difícil falar com um assistente virtual. A disponibilidade do telefone, junto com outros canais, permite escolha e, tanto os idosos quanto a geração millennials, sempre antenada e digital, terão um atendimento de qualidade.

2. Manter um canal de telefone atende às exigências da nova Lei do SAC

De acordo com a  nova Lei do SAC, as empresas que lidam com consumidores e clientes terão de fazer melhorias em seu serviço de atendimento. Entre as regras está a obrigatoriedade de oferecer um número 0800 para chamadas gratuitas, por isso a necessidade de um canal de telefone.

Sem contar que o acesso ao SAC deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Dentro desse período, a lei determina que 8 horas de atendimento sejam prestadas por agentes humanos, podendo alternar entre o telefone e o chat.

3. Possibilidade de integração com canais digitais

Sabemos que os aplicativos estão em alta e que grande parte do público consumidor aderiu aos canais digitais como forma de interação com as empresas. Conforme a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, realizada pela empresa Opinion Box, mostra dados importantes.

O relatório apresenta um panorama geral de uso de aplicativos instalados nos smartphones e que são canal de comunicação entre público e empresa. Pelo chatbot do Instagram ou do WhatsApp, as pessoas já estão habituadas a mesclar telefonia e digitalidade.

A integração de canais tende a agregar ainda mais valor ao atendimento ao cliente, já que o consumidor pode começar a falar pelo chat e solicitar um agente humano. Sem contar que, com as funcionalidades do WhatsApp, o atendimento telefônico foi desburocratizado.

Pelo próprio App e, dependendo do tipo de atendimento, é possível realizar as chamadas de vídeo ou de áudio. Um sistema integrado possibilita a interação sem que o cliente precise fechar o aplicativo para reiniciar ou recuperar uma chamada, por exemplo.

O canal de telefone conserva o tradicionalismo como um dos pioneiros meios de diálogo no mundo das telecomunicações. Ao contrário do que muitos pensam, não caiu em desuso ou em extinção — a telefonia segue como um mecanismo forte de interação, ainda mais funcional quando integrada às soluções modernas e digitais.

Por fim, se você gostou deste post e busca uma forma de melhorar seu atendimento ao cliente com a integração de canais, aproveite para conhecer o Escallo e toda a eficiência das  funcionalidades da nossa revolucionária plataforma multicanal!

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